A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou na tarde desta quarta-feira (10) a contratação de Dorival Júnior para comandar a Seleção Brasileira. O técnico de 61 anos será apresentado nesta quinta (11), às 15h, na sede da entidade.
Dorival chega à Seleção para substituir Fernando Diniz, que havia assumido como interino. A expectativa da CBF era ter Carlo Ancelotti a partir da Copa América deste ano, mas o treinador italiano renovou contrato com o Real Madrid e frustrou os planos da confederação.
Com os resultados ruins do Brasil sob o comando de Diniz, o presidente Ednaldo Rodrigues optou pela demissão do técnico do Fluminense e escolheu Dorival Júnior como o nome para dar sequência ao trabalho.
A Seleção Brasileira ocupa o sexto lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e vem de três derrotas seguidas no classificatório para o Mundial.
O treinador chegou ao Morumbi em abril de 2023, com a missão de substituir Rogério Ceni. Campeão da Copa do Brasil em 2023, um título que o clube ainda não tinha, Dorival teve 54,3% de aproveitamento nesta segunda passagem pelo Tricolor.
Em 54 jogos sob seu comando, a equipe somou 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, com 64 gols marcados e 46 sofridos.
Além do título inédito, o São Paulo chegou às quartas de final da Copa Sul-Americana, caindo para a LDU nos pênaltis, e foi 11º no Campeonato Brasileiro.
- 25 vitórias
- 16 derrotas
- 64 gols marcados
- 46 gols sofridos
- 54,3% de aproveitamento
- Campeão da Copa do Brasil