quinta-feira, julho 4, 2024
InícioGeralCavalo ilhado no RS foi resgatado por bombeiros de São Paulo -

Cavalo ilhado no RS foi resgatado por bombeiros de São Paulo –

O cavalo que ficou ilhado por quatro dias no telhado de uma casa em Canoas foi salvo por uma equipe de bombeiros militares e de veterinários do Estado de São Paulo, enviada pelo governo paulista para ajudar no resgate de animais atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez uma postagem sobre o resgate e publicou um vídeo do salvamento, ressaltando o trabalho da força-tarefa paulista. “Parabéns à força-tarefa liderada pelos bombeiros paulistas e veterinários da nossa Polícia Militar”, escreveu. “Seguimos unidos nessa corrente de solidariedade ao povo gaúcho e enviando todos os esforços para ajudar a minimizar os efeitos dessa catástrofe.”

A primeira-dama, Janja da Silva, num vídeo postado nas redes sociais comemorou o resgate do cavalo, que foi apelidado de Caramelo. Ela omitiu que os bombeiros de São Paulo foram os responsáveis pelo salvamento e citou apenas “voluntários”. A declaração é direcionada a “quem anda divulgando fake news por aí”.

“Para quem anda divulgado fake news por aí, mais uma boa notícia: o cavalo Caramelo está salvo, graças a Deus, aos voluntários, né?”, dia a primeira dama. “A gente está desde às 6 horas da manhã mobilizando todo mundo para retirar aquele cavalo de cima do telhado e a gente conseguiu salvar mais uma vida.”

Cavalo estava desidratado e foi levado para cuidados veterinários

Batizado de Caramelo, o cavalo foi encontrado desidratado, e foi necessário um esforço conjunto para garantir sua segurança e saúde.

Mariângela Allgayer, professora e médica-veterinária do Hospital Veterinário da Ulbra, detalhou o procedimento de atendimento ao equino. “O animal chegou sedado, foi aquecido, seco, teve os parâmetros aferidos e recebeu tratamento com hidratação venosa”, disse. “Após recuperar-se da sedação, foi colocado nas baias. Ele come e recebe feno [mistura de plantas ceifadas e secas]”, disse ela ao UOL.

A operação de resgate precisou do uso de dois botes, quatro barcos e um jet ski. Durante o transporte, que durou cerca de 30 minutos, um dos bombeiros cuidou da hidratação do cavalo, levando uma bolsa de soro.

Bruno Schmitz, outro veterinário envolvido no resgate, disse à GloboNews que Caramelo, com cerca de 7 anos de idade, já apresentava sinais de desnutrição antes do incidente.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui