A CATL, a maior fabricante de baterias do mundo, anunciou uma nova bateria para aumentar o alcance de veículos híbridos plug-in. O dispositivo promete durar uma semana e levar apenas 10 minutos para recarregar, diminuindo a dependência de combustível para os motoristas.
A empresa já está implementando a tecnologia em modelos chineses, com expectativa de expansão para mais marcas no futuro.
Bateria para veículos híbridos promete durar uma semana
A bateria foi batizada de Freevoy Super Hybrid Battery e promete aumentar o alcance elétrico dos veículos híbridos, exigindo menos paradas para carregamento ou abastecimento. Segundo o New Atlas, o dispositivo, anunciado pela empresa na semana passada, vem em um momento em que o interesse pelos plug-ins está aumentando.
A CATL está mirando no alcance equivalente a uma semana de uso com uma única carga. A estimativa para o ciclo chinês é de 400 km, mas a capacidade oficial não foi divulgada. O número também depende do tipo de veículo e de condução.
Como funciona a bateria
A bateria foi batizada de “super híbrida” por um motivo:
- O dispositivo é baseado na arquitetura AB da empresa, que combina baterias de íons de sódio e íons de lítio em um único pacote;
- O resultado é um desempenho melhor em climas frios, operando normalmente em temperaturas de até -20ºC e com carregamento a até -30ºC;
- O dispositivo ainda conta com tecnologia ultrarrápida 4C da CATL e carrega 280 km em apenas 10 minutos, graças a transferência rápida de íons e nano-revestimento de ulta-alta condutividade.
A proposta da CATL é ousada, principalmente considerando que as baterias para veículos híbridos ficam entre 60 e 80 km de alcance no ciclo americano. Vale lembrar que o ciclo chinês é diferente, mas, por lá, dispositivos em andamento já miram em 1 mil km de alcance (ou seja, talvez a bateria de 400 km não seja tão impossível).
Segundo a empresa, o dispositivo já está sendo incorporado em modelos chineses, como da Deepl, Avatr e Li Auto. Até o ano que vem, mais de 30 modelos de veículos híbridos devem contar com a Freevoy. Marcas como Geely, Chery e GAC também estão programas para receber a tecnologia, mas ainda sem prazo divulgado.