Um catarinense morreu de parada cardiorrespiratória, nesta terça-feira, 27, depois de inalar fumaça de queimadas em uma área de vegetação. O incidente aconteceu na cidade de Tijucas, na grande Florianópolis (SC).
A vítima, que não teve o nome revelado pelos bombeiros, havia informado a sua mulher de que estava com dificuldades para respirar. Posteriormente, seu irmão o encontrou desacordado.
A tentativa de socorro do catarinense
O irmão tentou levá-lo ao pronto-socorro em um carro, depois de encontrá-lo desmaiado, mas sofreu um acidente de trânsito e saiu da pista. Ninguém ficou ferido na colisão.
Outro veículo conduziu o catarinense até a Unidade Básica de Saúde de Campo Novo, onde os médicos constataram a parada cardiorrespiratória.
Os socorristas iniciaram a reanimação cardiopulmonar até a chegada dos médicos do helicóptero Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros, que assumiram a ocorrência.
Esforços de reanimação não foram suficientes
Os médicos orientaram a família a permanecer na unidade básica de saúde para acompanhar o procedimento. Os profissionais utilizaram um desfibrilador externo para tentar reanimá-lo. Entretanto, a vítima não resistiu.