O ex-jogador de futebol Robinho, com passagem por clubes como Santos, Atlético-MG, Real Madrid e Milan, deu entrada na madrugada desta sexta-feira (22) na Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo. Ex-atacante da Seleção Brasileira, ele foi condenado por estupro coletivo na Itália e terá que cumprir a pena de nove anos no Brasil.
Com a detenção, Robinho se junta a outros jogadores de futebol, do Brasil e do exterior, que também já foram presos. Relembre alguns casos.
O ex-lateral-direito de Sevilla, Barcelona, São Paulo e Seleção Brasileira está preso desde janeiro de 2023, acusado de estupro por uma jovem albanesa, crime cometido em uma boate de Barcelona. Em fevereiro deste ano, Daniel Alves foi condenado pela Justiça da Espanha a quatro anos e seis meses de prisão.
As autoridades espanholas, porém, concederam nesta semana liberdade provisória ao jogador mediante o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões). O pagamento ainda não foi realizado até a publicação deste texto e Daniel Alves segue detido na Catalunha.
Melhor jogador do mundo em 2005 e campeão da Libertadores pelo Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho foi preso em março de 2020 no Paraguai, durante a pandemia da Covid-19. Ele e seu irmão, Assis, foram acusados de utilizar passaportes falsos para entrar no país.
Durante o período na prisão, Ronaldinho chegou a participar de jogos e campeonatos internos com os outros detentos. O ex-jogador ficou 171 dias detido, mas foi autorizado a retornar ao Brasil depois de fazer um acordo com a Justiça paraguaia e o pagamento de 200 mil dólares (R$ 1,1 milhão na época).
Ex-goleiro de Atlético-MG e Flamengo, Bruno Fernandes foi condenado em 2013 a 20 anos e nove meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver da modelo e ex-namorada Eliza Samudio, desaparecida em 2010 aos 25 anos.
Desde julho de 2019, Bruno cumpre a pena em regime domiciliar semiaberto, após decisão da Justiça de Minas Gerais.
Em abril de 1991, Diego Armando Maradona foi detido pela Polícia Federal da Argentina em um apartamento do bairro de Caballito, na cidade de Buenos Aires, por porte de drogas — no caso, cocaína. O então jogador, que tinha 30 anos na época, passou uma noite detido e, depois de pagar 20 mil dólares de fiança, foi liberado.
Maradona morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, vítima de “insuficiência cardíaca aguda, congestiva e crônica”.
Em 1995, o atacante Edmundo, então atleta do Flamengo, envolveu-se em um acidente de trânsito que resultou na morte de três pessoas. O jogador foi condenado, em 1999, a quatro anos e seis meses de prisão (em regime semiaberto), por homicídios culposos e lesões corporais de outras três pessoas.
Na época da condenação, Edmundo era jogador do Vasco. A detenção durou somente um dia.