Uma casa na Praia do Saco, no litoral sul de Sergipe, em Estância, desabou na sexta-feira 20, em virtude do avanço do mar. A residência já estava interditada pela Defesa Civil havia cerca de um mês, em razão do comprometimento estrutural causado pela erosão marinha.
O secretário da Defesa Social e Cidadania, coronel Enílson Aragão, informou que o órgão, em parceria com a Secretaria da Defesa Social, monitorava continuamente a área. “Confirmamos que a estrutura da casa foi atingida em sua base de sustentação pelo avanço da maré alta”, disse. “O processo erosivo contínuo causou o tombamento de parte da estrutura.”
A previsão climática indicava uma maré alta entre os dias 18 e 20 de setembro, o que agravou a situação. “Com a maré alta e o processo erosivo em curso, verificamos que o imóvel já comprometido teve parte de sua estrutura tombada, com a possibilidade de desabamento total”, explicou.
Assista ao vídeo
Apenas a casa foi atingida
Apesar do incidente, as demais residências da região não apresentaram problemas estruturais. “Nenhuma outra casa circunvizinha foi atingida”, disse o secretário. “Vamos continuar o monitoramento na área, mas, preliminarmente, apenas este imóvel apresentou risco devido ao avanço do mar.”
A estrutura externa do imóvel já estava comprometida havia um mês. Agora, com a base de sustentação atingida, o desabamento completo é iminente. “Infelizmente, não há mais como essa construção se sustentar diante da força da maré alta”, ressaltou.
A secretaria informou que segue atenta à situação das demais residências da área, especialmente em áreas sujeitas à erosão e ao avanço do mar.