O Ministério de Cultura da Itália anunciou nesta terça-feira (12) a descoberta de uma domus romana, uma casa de luxo, próximo ao famoso Coliseu. A residência com vários andares, adornada com vinhas e folhas de lótus, foi construída em diversas fases durante a era republicana de Roma.
Revelada como parte do projeto de pesquisa do Parque Arqueológico do Coliseu, a domus estava nas proximidades do Monte Palatino e do Fórum Romano. Algumas estruturas murais dessa casa foram escavadas em 2018, segundo comunicado.
A domus originalmente existia na área onde, na época do imperador Augusto, foram construídos os Horrea Agrippiana, os famosos armazéns ao longo do Vicus Tuscus (uma via comercial que ligava o porto fluvial no Tibre ao Fórum Romano).
A casa apresenta pelo menos três fases de construção, datando do final do século 2 a.C ao final do século 1 a.C. Ela é distribuída em torno de um átrio/jardim e apresenta como principal ambiente o “specus aestivus”, uma sala para banquetes que imita uma gruta. Os romanos usavam esse cômodo durante a temporada de verão para se entreterem com jogos de água – isso graças à passagem de alguns canos de chumbo entre as paredes decoradas.
A domus contava também com um revestimento de parede representando cenas complexas e cronológicas. As paredes eram compostas por conchas de diversos tipos, ladrilhos azuis egípcios, vidros preciosos, pequenas escamas de mármore branco ou de outros tipos de pedras.
Havia também quatro seções decoradas com imagens de vasos dos quais brotam cachos de folhas de lótus e videira. As estruturas tinham ainda decoração ainda de armamentos, trombetas e proas de navios embelezadas com tridentes e lemes, aludindo a um duplo triunfo tanto em terra como no mar.
Havia ainda uma ilustração de paisagem com uma cidade ao centro em uma das estruturas da domus. “A representação de uma cidade costeira pode aludir a uma conquista militar pelo proprietário da domus, pertencente a uma figura aristocrática, presumivelmente de status de senador”, explica o Ministério de Cultura da Itália.
“A descoberta de uma nova domus com um ambiente decorado por um mosaico verdadeiramente extraordinário demonstra, mais uma vez, o constante compromisso do Parque Arqueológico do Coliseu e do Ministério em promover pesquisa, o conhecimento, a proteção e a valorização de nosso extraordinário patrimônio cultural”, comenta Gennaro Sangiuliano, Ministro da Cultura da Itália.
Para Alfonsina Russo, diretora do parque arqueológico, o resultado é importante, recompensando “um longo trabalho de estudo e pesquisa”, e “se encaixa em um dos objetivos prioritários do parque, o da obtenção e disseminação do conhecimento”.
A escavação arqueológica será concluída nos primeiros meses de 2024, conforme a porta-voz. Posteriormente, os responsáveis pelos achados trabalharão intensamente para tornar o local acessível ao público o mais rápido possível.
O vídeo a seguir mostra imagens das escavações na domus perto do Coliseu: