Para além do pen drive, há outros dispositivos de hardware que atuam para guardar arquivos do computador, como é o caso dos cartões SD. Contudo, é possível que alguns modelos apresentem um erro e o PC impeça o software de abrir. Então, o que fazer?
Separamos uma lista com possíveis soluções para auxiliá-lo com o cartão SD que não abre no PC. Sugestões variam desde alterar a configuração do hardware até atualizar os drivers. Confira mais informações a seguir.
Verifique se o cartão está bloqueado
Alguns modelos de cartão SD — em especial os da SanDisk — possuem um recurso interessante: uma trava física que bloqueia o cartão. Nesse caso, o bloqueio é ocasionado por uma espécie de interruptor, montado na estrutura do cartão, que impede a leitura apropriada dele.
Para resolver é muito simples: procure por uma trava na lateral do cartão e mova-a para cima. Isso deve “abrir” a trava e permitir que o cartão possa ser lido.
Certifique-se de que foi bem encaixado
O cartão SD ou o adaptador SD (que serve para um cartão microSD) devem encaixar perfeitamente dentro do slot para ser lido. Se você o inseriu e o computador não conseguiu achá-lo, é interessante que use o seu dedo indicador para empurrar levemente o cartão para dentro do slot.
No caso de um adaptador SD, certifique-se de que o cartão microSD estão bem encaixado dentro do adaptador, ou a conexão não funcionará. Se possível, também vale à pena testar esse mesmo cartão SD em outros dispositivos para verificar se ele é reconhecido ou não.
Faça uma limpeza apropriada
Detritos (como areia e poeira) e oleosidade podem atrapalhar a leitura correta de chips e cabos de conexão. Se possível, utilize um pano de microfibra para higienizar a parte dourada do cartão e a região do slot do PC.
Em seguida, tente conectar o hardware ao computador novamente e aguarde para ver se o dispositivo será reconhecido desta vez.
Verifique se o cartão foi ativado
Alguns cartões SD precisam de uma ativação feita de forma manual. Para fazer isso, você pode inserir o cartão no PC; depois, clique na barra de pesquisa do Windows, procure por “Gerenciador de Dispositivos” e selecione o software.
Em seguida, acesse a categoria de dispositivos portáteis e procure pelo cartão SD. Caso não o veja, clique no botão “Ação” > “Verificar alterações de hardware”. Se o cartão aparecer como detectado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades” > “Driver” > “Ativar dispositivo”.
Também vale à pena atualizar os drivers: ainda com o gerenciador aberto, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e selecione a opção “Atualizar drivers”.
Utilize o sistema para encontrar o cartão SD
Um cartão SD que funciona corretamente pode ser encontrado pelo sistema do seu computador. Para isso, dê a função Windows+R, digite diskmgmt.msc na barra de texto e clique em OK.
Se o cartão apareceu no sistema, mesmo que as pastas do seu PC não consigam detectá-lo, talvez você precise atribuir uma letra de unidade ao hardware. É simples: assim que o resultado da pesquisa aparecer, procure pelo dispositivo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione “Alterar letra de unidade”.
Além disso, é importante executar a verificação do CHKDSK: um escaneamento que ajuda a detectar erros. Então, após alterar a letra de unidade, clique novamente no cartão com o botão direito do mouse e vá em Propriedades > Ferramentas > Verificar e reparar.
Formate o cartão SD
Essa é a opção mais radical, mas se nenhuma das outras alternativas fez efeito no cartão SD, talvez você tenha de formatá-lo.
Caso os arquivos salvos nele não façam diferença, então inicie o processo de formatação: dê a função Windows+R, digite diskmgmt.msc no campo de busca, clique em OK, localize o hardware, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Formatar”.