Foram 16 anos à deriva no mar até que uma garrafa com uma mensagem finalmente fosse encontrada na praia de Peterborough, na Austrália. Ela faz parte de um experimento realizado pelo norte-americano Joe Johnson com o objetivo de estudar as correntes marítimas.
Ele conta na carta, escrita em inglês, que as garrafas são atiradas ao mar durante cruzeiros internacionais. Ao final, ainda pede que a pessoa que encontrar o bilhete envie um e-mail informando quando e onde achou o objeto.
Garrafa percorreu mais de 13 mil quilômetros
- A mensagem em questão foi lançada ao mar em 2008, durante um cruzeiro realizado entre o Rio de Janeiro e Salvador.
- Em entrevista à rádio ABC Melbourne nesta semana, Johnson se disse surpreso ao descobrir que a carta foi parar na costa da Austrália.
- O homem, que mora na pequena cidade de Towson, em Maryland, nos EUA, admitiu que não se lembra desta mensagem específica.
- Ele ainda observou que jogou ao mar uma ou duas garrafas durante cada cruzeiro realizado.
- O autor do experimento ainda afirmou que esta foi apenas a segunda vez que alguém encontrou uma de suas mensagens.
- A distância entre o Rio de Janeiro e a cidade litorânea de Peterborough, em Victoria, é de mais de 13.100 quilômetros.
Leia mais
O que dizia a mensagem
“Parabéns! Sua curiosidade valeu a pena. Obrigado por recuperar essa garrafa e tirar um tempo para ver o que tem dentro. Tenho lançado garrafas como essa em vários oceanos, em diferentes locais ao redor do mundo, na esperança de que pessoas como você as encontrem e as retornem para mim nos Estados Unidos. Joguei essa garrafa no Oceano Atlântico em 30/11/2008, aproximadamente 129 quilômetros ao leste em Salvador, no Brasil. Gostaria que você me respondesse esta mensagem para eu saber o quão longe e por quanto tempo essa garrafa viajou. Para fazer valer a pena seu tempo participando do meu experimento, vou te enviar US$ 20 após o recebimento desta mensagem. Por favor, certifique-se de incluir seu nome e endereço. Novamente, obrigado por participar do experimento, espero saber detalhes sobre como você se deparou com essa mensagem na garrafa”.