Os fabricantes de carros na Europa estão sendo incentivados a parar de usar telas sensíveis ao toque para funções básicas como sinais de mudança de direção e limpadores de para-brisa na tentativa de promover uma condução mais segura.
Conforme relatado pelo britânico The Times, o Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros (Euro NCAP) — um órgão independente e bem-conceituado para segurança na indústria automobilística — está prestes a introduzir novas regras em janeiro de 2026 que exigem que os veículos que ele avalia tenham controles físicos para receber uma classificação completa de segurança de cinco estrelas.
O uso excessivo de telas sensíveis ao toque é um problema generalizado na indústria, com quase todos os fabricantes de veículos movendo controles-chave para telas sensíveis ao toque centrais, obrigando os motoristas a tirar os olhos da estrada e aumentando o risco de acidentes por distração.
Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, ao The Times
Novas regras para segurança de carros na UE
- Embora os testes do Euro NCAP sejam voluntários, eles são amplamente apoiados por vários governos da União Europeia (UE), com empresas como Tesla, Volvo, VW e BMW usando suas pontuações de cinco estrelas para se vangloriar da segurança de seus veículos para potenciais compradores.
- Para ser elegível para a classificação máxima de segurança após a entrada em vigor das novas diretrizes de teste, os carros precisarão usar botões, mostradores ou alavancas para luzes de advertência de perigo, indicadores, limpadores de para-brisa, chamadas de SOS e buzina.
- Alguns fabricantes, como Tesla e Volkswagen, ganharam uma reputação por colocar controles básicos do veículo atrás de interfaces sensíveis ao toque.
- Não faltam reclamações sobre tais recursos, mas os fabricantes de equipamentos continuam a promover interfaces sensíveis ao toque porque são mais econômicas de produzir do que botões físicos e mostradores.
- As diretrizes de segurança do Euro NCAP não são um requisito legal, no entanto, os fabricantes de carros levam as classificações de segurança bastante a sério, então qualquer risco de pontos serem deduzidos durante tais avaliações provavelmente será levado em consideração.
- “Como este trabalho está em andamento, ainda não finalizamos o procedimento de avaliação”, disse Avery ao The Verge. “No entanto, é nossa intenção adotar esses novos requisitos em 2026, conforme declarado, e os fabricantes de veículos estão cientes e apoiam a iniciativa.”