Os carros híbridos é o meio termo da indústria automotiva. No geral, esses modelos são movidos tanto por um motor a combustão quanto por um motor elétrico e não dependem de uma estação de recarga para funcionar. Mas quais são as vantagens e as desvantagens da tecnologia? Descubra a seguir.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Quais as vantagens de um carro híbrido?
Os carros híbridos, especialmente os modelos que utilizam os motores a combustão e elétrico para se locomover, se destacam pela eficiência. A começar pelo uso da energia cinética ao se movimentar para carregar a bateria. Em outras palavras: essa fonte não é desperdiçada.
Além disso, os motores elétricos auxiliam na movimentação do carro. Se o veículo está parado, por exemplo, a bateria pode ser acionada para tirá-lo da inércia. Esse processo também ajuda a economizar combustível.
Por fim, a tecnologia também ajuda a reduzir a emissão de carbono produzida pelo combustível. Especialmente se for um modelo plug-in, que se conecta às estações de recarga e contam com uma bateria maior. Assim, os automóveis têm mais autonomia para viajar sem depender do motor a combustão.
Quais as desvantagens de um carro híbrido?
Por utilizar combustível, os carros híbridos ainda emitem gases poluentes do efeito estufa.
Claro, há uma redução cujo impacto varia de modelo para modelo. Mesmo assim, não é completamente neutro durante o uso como acontece com os carros totalmente elétricos.
Os custos de aquisição dos carros híbridos também podem ser elevados em relação aos modelos que têm apenas motor a combustão.
Além disso, não são carros totalmente elétricos: a maioria dos modelos ainda depende de combustíveis, como gasolina e diesel, para funcionar.
Com informações de Departamento de Energia dos EUA, Consumer Reports, Pedal Commander e WhatCar