Assim como os carros tradicionais a gasolina e a diesel, os carros elétricos são um investimento de longo prazo e, como tal, os consumidores definitivamente querem que seu dinheiro valha a pena. Dito isso, é importante ressaltar que os preços de modelos elétricos ainda são mais altos em comparação a carros tradicionais.
E, como sabemos que a maioria dos carros desvalorizam com o tempo de uso, é normal questionar se um veículo elétrico tem um bom valor de revenda, comparável aos tipos de veículos tradicionais.
Carros elétricos desvalorizam mais rápido?
A desvalorização é o processo de perda de valor ao longo do tempo e, assim como os carros com motor de combustão, os carros elétricos se desvalorizam. Assim, a desvalorização de carros elétricos é a diferença entre o valor que você pagou pelo veículo e o valor que está sendo oferecido pelo seu carro elétrico usado.
Como mencionado, todos os veículos perdem valor com o tempo. Dirigi-los desgasta várias peças, que eventualmente falharão e precisarão de reparos ou substituições. E, mesmo com a instalação de peças novas, não é possível comparar um carro usado a um direto da fábrica. Consequentemente, essa perda de valor piora à medida que o veículo envelhece.
Deste modo, alguns estudos sugerem que os carros elétricos desvalorizam mais rapidamente do que os carros movidos a gasolina. Além disso, os veículos elétricos geralmente sofrem depreciação desde o momento da compra, com o impacto mais significativo ocorrendo nos primeiros três anos de uso.
Por que carros elétricos desvalorizam mais rápido?
São vários os motivos que determinam essa maior queda no valor. Por exemplo, quanto mais quilômetros o carro tiver percorrido, menor será seu valor. Além disso, à medida que os carros envelhecem, eles tendem a perder valor porque carros mais novos e mais potentes são lançados todos os anos.
Outros fatores incluem a marca e a demanda. Os carros de fabricantes de boa reputação podem manter seu valor mais do que os carros de fabricantes novos ou não confiáveis. E como essa tecnologia é relativamente nova, não há uma grande demanda por carros elétricos usados em comparação com carros movidos a gasolina.
Quanto aos carros híbridos, algo similar ocorre sobre a desvalorização. A perda de valor para veículos híbridos depende muito do modelo mas, de modo geral, são tão sensíveis à depreciação quanto os veículos elétricos.