sexta-feira, novembro 29, 2024
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Carros elétricos da China podem derrubar a demanda por gasolina

A produção de carros elétricos na China continua a todo o vapor. O país já é o principal fabricante de modelos eletrificados do mundo e a previsão é que possa consolidar ainda mais esta posição nos próximos meses.

Mas o boom deste mercado pode causar efeitos inesperados. Um deles é a queda acentuada na demanda por combustíveis fósseis. No próprio território chinês, por exemplo, projeções indicam uma queda no consumo de gasolina entre 4% e 5% ao ano até 2030, uma redução mais acentuada do que o esperado.

Efeito direto da popularização dos veículos elétricos

  • O setor do transporte, que representa cerca de 25% da demanda de petróleo na China, já começou a mostrar sinais de retração.
  • Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o consumo de gasolina atingirá seu pico este ano e entrará em declínio a partir de 2025.
  • Uma das explicações para este cenário é a popularização dos veículos elétricos.
  • Subsídios implementados há mais de uma década pelo governo chinês permitiram que as montadoras aumentassem a produção de EVs e reduzissem custos.
  • Apenas em 2024 foram produzidos mais de 10 milhões de carros novos.
  • Projeções indicam que veículos elétricos e híbridos plug-in compõem atualmente 10% da frota do país, mas devem superar 20% até 2027, chegando perto de 100% por volta de 2040.
Aumento das vendas de carros elétricos pode gerar impactos na economia global (Imagem: Sopotnicki/Shutterstock)

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Queda da demanda por gasolina tem sido menor em outras parte do mundo

O cenário previsto para o futuro gera certo temor. Isso porque a China é responsável por quase 20% da demanda mundial de petróleo e desempenha um papel importantíssimo no equilíbrio do mercado.

A queda no consumo de gasolina, agravada por um crescimento econômico mais lento do país, ameaça reduzir um dos principais pilares de sustentação da demanda global de petróleo.

gasolina preço
Demanda por gasolina está caindo (Imagem: svetlaya_strana_omsk/Shutterstock)

Além disso, a crescente popularização de caminhões elétricos e a gás natural liquefeito (GNL) também pressiona o consumo de diesel, que atingiu seu pico em 2019 e deve cair entre 3% e 5% ao ano até 2030.

Enquanto isso, nos Estados Unidos o consumo de gasolina caiu apenas 12% desde 2004. Já na Europa a redução foi de somente 6% desde 2007. As informações são da Bloomberg.

Via Olhar Digital

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