sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaCarro voador que parece buggy vira helicóptero em três segundos

Carro voador que parece buggy vira helicóptero em três segundos

É um buggy? É um helicóptero? Se você estiver olhando para o carro voador Pegasus E, a resposta é: os dois. Além do veículo transitar entre os modos condução e voo, ele faz isso bem rápido. Coisa de três segundos.

Carro voador Pegasus E, uma combinação de kart e helicóptero

  • O Pegasus E é um veículo híbrido (no sentido de não ser totalmente elétrico), equipado com motor de 160 cavalos capaz de sustentar voo por até três horas. O veículo combina buggy e helicóptero, transitando entre modos de condução e voo em apenas três segundos;
  • A novidade é que a sede da empresa Pegasus será transferida de Melbourne, Austrália, para Las Vegas, EUA, enquanto mantém também presença na China. Inclusive, foi em território chinês que ocorreu um teste do carro voador divulgado pela empresa em 2022;
  • O design do Pegasus E inclui portas que se abrem para cima e um chassi minimalista. Ele possui lâminas de rotor que se dobram automaticamente e é controlado através de um sistema integrado que adapta pedais e volante para os modos de condução e voo;
  • Com um peso seco de 265 kg e um tanque de 60 litros, o veículo pode carregar uma carga útil de 101 kg e alcançar até 1,8 km de altitude. Nas estradas, o Pegasus E pode alcançar velocidades de até 120 km/h, com velocidades limitadas eletronicamente.

Apesar do “E” no nome, o veículo não é totalmente elétrico. Trata-se de um híbrido, cujo motor tem 160 cavalos de potência e autonomia para voar por até três horas. A novidade é que a Pegasus vai transferir sua sede de Melbourne, na Austrália, para Las Vegas, nos EUA. A empresa também está presente na China.

Vídeo relacionado

Inclusive, foi em território chinês que ocorreu um teste do carro voador divulgado pela empresa em 2022. Assista abaixo:

Por dentro do carro voador que é buggy e helicóptero ao mesmo tempo

O Pegasus E é essencialmente um pequeno helicóptero, com apenas um assento. O veículo tem lâminas de rotor que se dobram automaticamente e um chassi minimalista.

A dirigibilidade do Pegasus E é comparada à de um kart. Em testes realizados numa pista de kart, o veículo demonstrou capacidade de manobra e inclinação lateral. Já no design, o veículo tem características ousadas – por exemplo: portas que se abrem para cima.

Esse carro voador vai do ‘modo buggy’ para ‘modo helicóptero’ em segundos (Imagem: Pegasus)

Os controles são integrados e versáteis, com pedais e volante adaptáveis aos modos de condução e de voo. O veículo também oferece autorrotação, funcionalidade pensada tanto para ajudar pousos suaves quanto pilotos em situações de emergência.

Devido ao seu peso seco de 265 kg, o Pegasus E não é classificado como ultraleve. Com um tanque de combustível de 60 litros, ele pode carregar uma carga útil de 101 kg e chegar a 1,8 km do chão. Nas estradas, o veículo pode trafegar a 120 km/h, com velocidades limitadas eletronicamente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui