sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologia'carro voador' da Toyota decola no Japão; assista

‘carro voador’ da Toyota decola no Japão; assista

O primeiro voo de um carro voador criado a partir da parceria entre a Toyota e a empresa de táxis aéreos elétricos Joby Aviation foi concluído nesta semana à vista do Monte Fuji, no Centro Técnico Higashi-Fuji da montadora em Shizuoka, no Japão.

Em 2023, as companhias assinaram um acordo de longo prazo para a Toyota fornecer componentes-chave de trem de força e atuação para a produção da aeronave da Joby. Mas as trocas de conhecimento já acontecem há mais de sete anos.

“Nosso primeiro voo traz um marco significativo em nossa jornada para tornar as viagens aéreas limpas uma realidade cotidiana”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.

O táxi aéreo elétrico foi projetado para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 200 mph, com uma fração do ruído produzido por helicópteros. Segundo a empresa, a ideia é reduzir o congestionamento do tráfego, minimizar o impacto ambiental e fornecer soluções de transporte para regiões urbanas e rurais.

Evento de exposição do 1º voo da parceria (Imagem: Toyota/Divulgação)

“A mobilidade aérea tem o potencial de mudar nosso ‘senso de distância e tempo’ e abrir um futuro com a nova opção de mobilidade aérea que enriquecerá ainda mais a vida de muitas pessoas”, afirmou Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.

Transporte do futuro

Recentemente, a Toyota anunciou o investimento adicional de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões pela cotação atual) adicionais na Joby para apoiar a certificação e a produção comercial do táxi aéreo elétrico. 

“A Toyota está comprometida em aprofundar nossa colaboração com a Joby e continuaremos trabalhando juntos para realizar nossos sonhos compartilhados”, disse Nakajima.

Voo de carro voador da Toyota e Joby no Japão (Imagem: Toyota/Divulgação)

O governo dos Estados Unidos publicou, em outubro, a nova regulamentação do setor que abre caminho para o início das operações comerciais. O documento traz qualificações e treinamento para instrutores e pilotos, além de requisitos operacionais, incluindo altitudes mínimas seguras e visibilidade necessária.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui