terça-feira, novembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiacarro híbrido chinês bate recorde de autonomia

carro híbrido chinês bate recorde de autonomia

O D7 DMH, lançado em 2023, acaba de entrar para o Guinness Book, o famoso Livro dos Recordes. O carro híbrido plug-in da fabricante chinesa Roewe estabeleceu o novo recorde de maior distância percorrida sem recarregar as baterias ou reabastecer o tanque.

No total, foram 2.208 quilômetros rodados. Durante este trajeto, o veículo consumiu 2,49 litros de combustível a cada 100 quilômetros rodados, o que significa que o sedan rodou o equivalente a 40,16 km/l.

Carro enfrentou temperaturas que variaram entre -8ºC e 30ºC

  • Segundo a mídia chinesa, o Roewe D7 DMH rodou durante quatro dias em um trajeto entre as cidades de Lanzhou e Urumqi para estabelecer o novo recorde.
  • Neste período, enfrentou temperaturas que variaram entre -8ºC e 30ºC, além de altitudes de até 1.600 metros.
  • Analistas acreditam que o segredo do modelo pode estar na eficiência térmica (43%) e na alta taxa de compressão (16:1).
  • Além disso, segundo a marca, o Roewe D7 DMH foi projetado para rodar “sob as condições mais econômicas de combustível” em até 85% do tempo.
Híbrido chinês entrou para o Livro dos Recordes (Imagem: divulgação/Roewe)

Leia mais

Mais sobre o modelo D7 DMH

O sedan híbrido plug-in tem 4,89 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,51 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. O trem de força conta com um motor 1.5 aspirado a gasolina e outro elétrico, instalado no eixo dianteiro.

Isso corresponde a 204 cavalos de potência e 33,6 kgf/m de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,9 segundos, e a velocidade máxima atingida é de 185 km/h.

Carro percorreu 2.208 quilômetros sem recarregar baterias ou reabastecer o tanque (Imagem: divulgação/Roewe)

Já a bateria possui 21,4 kWh de capacidade. Segundo a empresa, isso possibilita percorrer 125 quilômetros no modo exclusivamente elétrico. Já no total, a autonomia pode chegar a 1.400 km, embora o recorde tenha mostrado que é possível ir além.

A Roewe pertence à Saic Motors, empresa chinesa que planeja chegar ao Brasil investindo R$ 300 milhões em uma fábrica de motores em Pouso Alegre (MG).

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui