Na tarde desta sexta-feira, 4, um veículo descaracterizado do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi furtado em frente à Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.
O local é onde Lula votará nas eleições municipais. O carro foi roubado por homens armados. As equipes de segurança faziam uma verificação de rotina antes da chegada do presidente ao local, procedimento considerado padrão.
De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pelo portal Metrópoles, a motorista estava sozinha no carro esperando a equipe do Comitê de Governança Institucional (CGI) voltar da inspeção de segurança.
Nesse momento, dois homens armados a abordaram, exigindo a senha de seu celular. Além do carro, um T-Cross, os criminosos levaram objetos pessoais e profissionais, como crachás, malas, celulares, mochilas, relógios e coletes à prova de balas, que estavam no veículo.
O caso foi registrado como roubo de veículo com ameaça armada pelo 3° DP de São Bernardo do Campo. Até o momento, não houve pronunciamento por parte do governo Lula.
Lula irá votar no local do roubo no domingo
O presidente Lula irá votar na escola Dr. João Firmino Correia de Araújo no domingo, dia 6, quando ocorrerão as eleições municipais em todo o país. A inspeção da GSI tinha como objetivo garantir sua segurança no local.
Durante as eleições, o presidente vota como qualquer cidadão, mas com um esquema especial de segurança.
Ele vota na sua zona eleitoral, geralmente na seção mais próxima de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, em Brasília. O deslocamento é coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional e pela Polícia Federal, que garantem sua proteção. Este, no entanto, não é o caso de Lula, visto que ele votará em São Bernardo do Campo.
A presença do presidente nas eleições atrai a atenção da mídia, que cobre amplamente o evento. Depois de votar, é comum que ele faça declarações à imprensa.