O projeto faz parte do Pacto pelas Crianças do Piauí, que tem como objetivo planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas integradas de cuidado com a primeira infância. Essa iniciativa envolve agentes públicos dos diversos entes federativos, outros poderes e representantes da sociedade civil organizada.
Após os atendimentos em Jurema, a Carretinha seguirá para o município de Anísio de Abreu, onde começará a atender no dia 18 de novembro, permanecendo até o dia 6 de dezembro. A expectativa é que 634 crianças sejam atendidas nesse período. Além disso, o projeto prevê atendimentos para 60 crianças de Várzea Branca e 60 de São Braz que serão atendidas em Anísio de Abreu.
De acordo com a coordenadora do programa na Sesapi, Paula Flavíula, os atendimentos são destinados a crianças de 0 a 6 anos. “A expectativa é realizar 874 atendimentos nos municípios, com oferta de consultas de fonoaudiologia, odontologia e oftalmologia. Também serão prescritos óculos para quem precisar, e a caderneta de vacinação das crianças será atualizada”, afirmou.
Em paralelo, outra Carretinha está em Barras desde o dia 29 de outubro e permanecerá até 18 de dezembro, com previsão de realizar 2.175 atendimentos para crianças.
A Carretinha da Saúde oferece serviços odontológicos, oftalmológicos e exames audiométricos. Na área de oftalmologia, serão fornecidos óculos, quando necessário.