Em 2024, o serviço atingiu a marca de 19.618 atendimentos em 26 municípios do Piauí. Durante o ano, as equipes atualizaram 3.596 cadernetas de vacinação, prescreveram 576 óculos e encaminharam 1.135 casos para serviços da rede estadual de saúde.
“Os resultados da Carretinha da Saúde são significativos, representando um avanço no acesso à saúde para as crianças”, afirma a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.
O programa facilita o acesso a serviços especializados em oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia. Em Barras, uma das últimas cidades atendidas em 2024, a carretinha beneficiou mais de 1.000 crianças com esses atendimentos especializados.
Luana Gomes, vendedora e moradora de Barras, levou a irmã Maria da Conceição e o filho José Nícolas para atendimento por orientação da escola. ” O José passou pela consulta com o oftalmologista e descobrimos que ele precisará usar óculos. Saber disso já melhora o dia a dia dele. O atendimento é excelente, os médicos são muito atenciosos e se preocupam com as nossas crianças. Eu recomendo, onde a carretinha estiver, os pais devem levar seus filhos”, disse Luana.
Andressa Sousa, lavradora de Barras, foi orientada por uma agente de saúde que visitou o assentamento a levar seus filhos ao serviço. “É muito importante ter um serviço assim, que facilita nossa vida e ajuda a cuidar das nossas crianças. Trouxe minha filha Ayla, de 4 anos, para consultas nos três serviços e recomendo, pois eles são atenciosos e se preocupam com as crianças”, afirmou Andressa.
A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, que visa planejar e implementar políticas públicas voltadas ao cuidado da primeira infância, em parceria com os diferentes entes federativos, poderes públicos e representantes da sociedade civil.
“Fechamos mais um ano com resultados positivos e nosso objetivo é expandir ainda mais o serviço. Em um ano e meio, já realizamos mais de 30 mil atendimentos. Para 2025, vamos adquirir duas novas unidades da Carretinha da Saúde para ampliar ainda mais o acesso a esses serviços essenciais para as crianças”, afirmou Isabel Fonteles, primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí.