Não é nenhum segredo que caminhões gastam mais combustível do que modelos menores, mas uma empresa propôs uma mudança nisso. A Range Energy, que fabrica reboques de caminhão, desenvolveu uma carreta elétrica inteligente que pode ser acoplada em qualquer tipo de veículo de carga e não só ajuda a economizar combustível, mas também fornece mais torque e potência.
Carreta elétrica inteligente
O modelo RA-01 da Range Energy tem bateria própria de 200 kWh e pode fornecer até 14 mil Nm de torque, com até 469 cavalos. Para isso, basta acoplar a carreta elétrica em um veículo de carga, como reboques ou caminhões, tornando qualquer modelo a combustão um modelo híbrido.
A carreta funciona como qualquer outra e não necessita de qualquer tipo de modificação nos caminhões. A diferença é que, de forma inteligente, ela pode colaborar com o movimento do caminhão principal, acionando o torque e a potência de acordo com a aceleração ou fazendo o caminho inverso em caso de frenagem.
Veja como funciona:
Vantagens para o caminhão
- Além da carreta colaborar com o movimento do veículo como um todo, ela pode ajudar a economizar combustível;
- A Range resolveu testar o modelo em circuito urbano de 41 km, carregando peso de cerca de 26,7 toneladas (contando com o peso do veículo) e velocidade máxima de 96,5 km/h, parado e acelerando em alguns momentos;
- Nessa situação, a empresa relata que foi possível poupar 72,4 L/100 km, ganho de eficiência de 36,9% em relação a um caminhão de teste padrão;
- Ainda, segundo o fundador da companhia, Ali Javidan, ao podcast The New Warehouse, isso seria o equivalente a rodar na estrada somente com a cabine, sem nada acoplado;
- De acordo com o New Atlas, a Range teria como meta para as primeiras carretas aumento de eficiência de 40% em distância de 322 km.
Veja o teste:
Outras aplicações da carreta
A RA-01 também é versátil e, para além de seu funcionamento inteligente e da economia de combustível, ela pode ser usada para outras aplicações. A empresa menciona que está planejando flexibilidade futura para o modelo – ou seja, que ele possa funcionar para diversas funções.
Uma delas seria um trailer refrigerado, usando a bateria para alimentar esse sistema de refrigeração. Isso porque o sistema interno foi desenvolvido para se integrar com outras operações, permitindo logísticas de grande porte.
A empresa revela que já começou a implantar os modelos para primeiros clientes este ano e pretende começar produção em grande escala até o final de 2024, para que cheguem às estradas em 2025. Ainda não há informações sobre o preço do modelo.