Cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), nos Estados Unidos, alcançaram a maior densidade de energia já registrada no mundo para carregamento sem fio de veículos elétricos (EVs). Este marco, alcançado com 96% de eficiência, marca um salto significativo no campo do transporte sustentável.
A pesquisa, financiada pelo Departamento de Energia dos EUA, centra-se na utilização de bobinas de acoplamento eletromagnético polifásicas com campos magnéticos rotativos para carregar sem fio um veículo elétrico de passeio de baixa potência a impressionantes 100 kW. Essa tecnologia tem o potencial de transformar o cenário de carregamento de EVs, tornando-o mais rápido, mais eficiente e mais conveniente do que nunca.
O pesquisador principal, Omer Onar, expressou seu entusiasmo com a conquista, afirmando: “Alcançamos a maior densidade de energia do mundo para um sistema de carregamento sem fio para esta classe de veículo”. A tecnologia desenvolvida pelo ORNL possui densidades de energia de 8 a 10 vezes maiores do que a tecnologia de bobina convencional, capaz de aumentar a carga da bateria em 50% em menos de 20 minutos.
A nova tecnologia de carregamento sem fio de carros elétricos
- O sistema patenteado utiliza campos eletromagnéticos para transferir energia para um EV, semelhante ao carregamento sem fio de pequenos dispositivos eletrônicos.
- No entanto, a inovação do ORNL reside no uso de bobinas polifásicas, que permitem a transmissão de energia através de um espaço aéreo de doze centímetros e meio.
- Este design eficiente e compacto, com bobinas medindo pouco mais de 35 centímetros de diâmetro, permite a máxima densidade de energia em um espaço mínimo.
- Anteriormente, pesquisadores do ORNL haviam alcançado uma carga de 120 kW usando tecnologia de bobina convencional em testes de laboratório.
- No entanto, esta última conquista representa um avanço significativo na integração de veículos, mostrando o potencial para adoção generalizada da tecnologia de carregamento sem fio em EVs de passeio.
- A chave para o sucesso do ORNL está no projeto das bobinas de acoplamento eletromagnético polifásicas, que geram campos magnéticos rotativos para impulsionar a transmissão de energia.
- “Essa conquista revolucionária abre as portas para o carregamento sem fio rápido e eficiente para veículos elétricos de passeio”, enfatizou Onar.