sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaCarregadores rápidos da Tesla estão disponíveis para mais carros

Carregadores rápidos da Tesla estão disponíveis para mais carros

A Tesla confirmou no final do ano passado que carros da Ford e da General Motors poderiam usar sua rede de carregadores rápidos a partir de fevereiro de 2024. A GM passou por alguns atrasos, mas finalmente liberou a rede de carregamento nesta semana, com um porém.

A implementação não é tão simples. Os clientes terão que comprar adaptadores para se enquadrarem no Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) da Tesla — uma peça de alta demanda e disponibilidade limitada.

GM atrasou para liberar uso dos carregadores da Tesla e não explicou motivo(Imagem: Jonathan Weiss / Shutterstock)

GM iniciou uso dos carregadores da Tesla

A Tesla liberou para que Ford e GM começassem a usar seus carregadores rápidos, os Superchargers, a partir de fevereiro. Embora a Ford e Rivian já estivessem usufruindo da infraestrutura há alguns meses, a General Motors estimou o início apenas em junho. A montadora se recursou a comentar sobre o atraso de três meses.

Com a liberação do uso, donos de carros elétricos da Chevrolet, GMC e Cadillac terão acesso a mais de 17.800 carregadores ao redor dos Estados Unidos e Canadá. A rede da Tesla é, atualmente, a maior e mais confiável nos EUA.

A intenção da união entre as empresas é incentivar a adesão dos veículos elétricos através de maior disponibilidade de infraestrutura de carregamento, algo que ainda impede a transição em alguns países.

Carros da GM, Cadillac e Chevrolet recarregando na rede de carregamento Supercharger da Tesla
GM conta com fornecedora terceirizada para dar conta de demanda por adaptadores (Imagem: GM/Reprodução)

Mas há um problema

A liberação não significa que clientes da GM terão acesso imediato aos carregadores da Tesla. Isso porque a montadora de Elon Musk usa o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) – enquanto outros carros não.

Os clientes de outras marcas terão que adquirir adaptadores para os Superchargers. A Ford e a Rivian estão concedendo o dispositivo de graça aos clientes, mas lutam para dar conta da demanda mediante disponibilidade limitada da Tesla em fornecê-los.

Já a GM está cobrando US$ 225 (pouco mais de R$ 1.200 na conversão direta) pela peça, que será enviada diretamente às casas dos proprietários. Para não sofrer com a disponibilidade, a empresa conta com uma segunda fornecedora (terceirizada). Segundo o presidente da GM Energy, Wade Sheffer, em entrevista ao InsideEVs, a empresa será capaz de atender aos pedidos.

Os adaptadores não são o único desafio:

  • Ao contrário da Ford e da Rivian, a GM não elaborou um aplicativo único que se conecte com a rede de carregadores rápidos da Tesla;
  • No lugar, eles terão que fazer download do aplicativo do próprio veículo (MyCadillac, My Chevrolet ou MyGMC) para iniciar o carregamento uma vez que os carros estiveram conectados;
  • Além disso, os pagamentos também deverão ser feitos manualmente, ao contrário do que acontece com veículos da Tesla, que computam os valores automaticamente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui