A Tesla confirmou no final do ano passado que carros da Ford e da General Motors poderiam usar sua rede de carregadores rápidos a partir de fevereiro de 2024. A GM passou por alguns atrasos, mas finalmente liberou a rede de carregamento nesta semana, com um porém.
A implementação não é tão simples. Os clientes terão que comprar adaptadores para se enquadrarem no Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) da Tesla — uma peça de alta demanda e disponibilidade limitada.
GM iniciou uso dos carregadores da Tesla
A Tesla liberou para que Ford e GM começassem a usar seus carregadores rápidos, os Superchargers, a partir de fevereiro. Embora a Ford e Rivian já estivessem usufruindo da infraestrutura há alguns meses, a General Motors estimou o início apenas em junho. A montadora se recursou a comentar sobre o atraso de três meses.
Com a liberação do uso, donos de carros elétricos da Chevrolet, GMC e Cadillac terão acesso a mais de 17.800 carregadores ao redor dos Estados Unidos e Canadá. A rede da Tesla é, atualmente, a maior e mais confiável nos EUA.
A intenção da união entre as empresas é incentivar a adesão dos veículos elétricos através de maior disponibilidade de infraestrutura de carregamento, algo que ainda impede a transição em alguns países.
Mas há um problema
A liberação não significa que clientes da GM terão acesso imediato aos carregadores da Tesla. Isso porque a montadora de Elon Musk usa o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) – enquanto outros carros não.
Os clientes de outras marcas terão que adquirir adaptadores para os Superchargers. A Ford e a Rivian estão concedendo o dispositivo de graça aos clientes, mas lutam para dar conta da demanda mediante disponibilidade limitada da Tesla em fornecê-los.
Já a GM está cobrando US$ 225 (pouco mais de R$ 1.200 na conversão direta) pela peça, que será enviada diretamente às casas dos proprietários. Para não sofrer com a disponibilidade, a empresa conta com uma segunda fornecedora (terceirizada). Segundo o presidente da GM Energy, Wade Sheffer, em entrevista ao InsideEVs, a empresa será capaz de atender aos pedidos.
Os adaptadores não são o único desafio:
- Ao contrário da Ford e da Rivian, a GM não elaborou um aplicativo único que se conecte com a rede de carregadores rápidos da Tesla;
- No lugar, eles terão que fazer download do aplicativo do próprio veículo (MyCadillac, My Chevrolet ou MyGMC) para iniciar o carregamento uma vez que os carros estiveram conectados;
- Além disso, os pagamentos também deverão ser feitos manualmente, ao contrário do que acontece com veículos da Tesla, que computam os valores automaticamente.