A Xpeng anunciou sua nova geração de carregadores rápidos para EVs. A quinta geração tem potência máxima superior a 800 kW e será instalada na China ainda neste trimestre.
Ele leva a nomenclatura S5 e, assim como seu antecessor (o S4), possui sistema de resfriamento líquido. Estima-se tensão de saída de mil volts e corrente de 800 ampères.
Xpeng e sua nova linha de carregadores ultrarrápidos
- Os novos carregadores S5 complementarão a rede de S4s introduzida em 2022 na China;
- Enquanto o S4 fornece potência máxima de 480 kW e cinco minutos de carga para 200 km de autonomia, o S5 carrega, em um segundo, o suficiente para rodar mais de 1 km;
- Ou seja, em menos de três minutos de carregamento, é possível rodar 200 km;
- Em 2022, a montadora chinesa tinha planos de instalar dois mil carregadores S4 na China até o fim de 2025;
- Hoje, ela afirma ter 1,3 mil pontos de carregamento, sendo mil de alta potência;
- Com o S5, a meta foi aumentada para três mil carregadores até o fim deste ano e dez mil até 2026, com 4,5 mil deles sendo de alta potência e resfriamento líquido.
A seguir, confira um vídeo demonstrativo do S5 em ação:
Vale lembrar que, além da Xpeng, outras empresas entraram na briga para ter seus próprios carregadores para EVs, para saírem da dependência da Tesla. Além da Xpeng, há a Nio (que usa troca rápida de baterias), além de Mercedes e Hyundai, que estão iniciando seus respectivos projetos.
A busca por novas plataformas, como essas montadoras estão fazendo, visa redução de custos e oferecer preços mais competitivos.