O Carrefour anunciou na última terça-feira, 22, a venda de 15 imóveis próprios para o Fundo de Investimento Imobiliário Guardian Real Estate, gerido pela Guardian Gestora. As propriedades, que abrigam lojas da bandeira Atacadão, foram vendidas por R$ 725 milhões.
Como parte do acordo, foram firmados contratos de locação no modelo sale-leaseback. Ele permite ao Carrefour utilizar os imóveis por um período inicial de 13 anos, com opção de renovação por mais cinco anos. Os custos de aluguel desses imóveis somam cerca de R$ 4,8 milhões mensais.
Carrefour aguarda aprovação do Cade
O Grupo Carrefour Brasil destacou em comunicado que a operação e sua avaliação refletem “a qualidade e a robustez dos ativos imobiliários” da companhia. O negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A conclusão desse processo, no entanto, deve ocorrer até o final de 2024.
De acordo com o Carrefour, a transação obedece à sua estratégia de “destravar valor de portfólio imobiliário”. Também visando a monetizar ativos e aumentar retornos para acionistas, além de otimizar a alocação de capital.
Novas oportunidades
A empresa também informou que atualmente “avalia outras operações que envolvem o restante de seus ativos imobiliários”.
No terceiro trimestre, as vendas brutas do Carrefour Brasil totalizaram R$ 29,5 bilhões. O valor representa um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados preliminares divulgados.
Desempenho das vendas e inflação alimentar
Em termos de vendas mesmas lojas (LFL), o Atacadão registrou crescimento de 5,6%; o Sam’s Club, de 3,2%ç e o Carrefour Varejo ex-gasolina avançou 7,1%. A inflação alimentar média no trimestre subiu 5% na comparação anual.
No setor de e-commerce, o valor bruto de mercadorias (GMV) alcançou R$ 3 bilhões, representando 10,5% das vendas, um avanço de 21% sobre o terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo crescimento de 39,7% nas vendas 1P, que somaram R$ 1,8 bilhão.
Resultados financeiros e expansão de lojas
O Banco Carrefour reportou faturamento de R$ 17,1 bilhões, um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior. No segmento Cash&Carry, as vendas no trimestre atingiram R$ 21,4 bilhões, impulsionadas pelo crescimento das vendas LFL e pela abertura de 13 novas lojas do Atacadão.
A companhia destacou uma dinâmica positiva de volumes de julho a setembro, apesar da desaceleração no consumo. Isso ocorre especialmente no segmento B2B, por causa da deflação em julho e agosto.
“Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro, quando comparado aos dois meses anteriores”, destacou o Carrefour.
Durante o terceiro trimestre, a empresa inaugurou três novas lojas Cash&Carry e quatro novos Sam’s Club, todas conversões de hipermercados ou supermercados.