sexta-feira, junho 28, 2024
InícioPolíticaCármen Lúcia assume inquérito sobre 'fake news' no RS

Cármen Lúcia assume inquérito sobre ‘fake news’ no RS

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), se tornou a relatora do inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga supostas fake news relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul (RS).

O inquérito, que está sob sigilo, foi aberto na quarta-feira 8, em virtude de um requerimento do secretário de Comunicação Social, Paulo Pimenta. O Ministério da Justiça, sob Lewandowski, acatou ao pedido.

Imagem mostra, de forma borrada a não identificar as pessoas, uma mulher e uma filha; ao fundo, uma rua alagada em Eldorado do Sul, município do interior gaúcho
Enchentes no RS resultam em mais de 339 mil desalojados | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Entre os investigados por agentes da PF, estão o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o influenciador Pablo Marçal, que postaram conteúdos considerados falsos pela PF, sobre a enchente no RS.

Apesar de Pimenta ter formalizado a requisição, a queixa a respeito das “notícias falsas” partiu do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, durante uma reunião no Palácio do Planalto.

Surgimento do inquérito relatado por Cármen Lúcia

Além de Pimenta, o inquérito foi defendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que fez um pronunciamento para endossar a medida.

Em um áudio de uma reunião no gabinete de crise do governo, é possível ouvir Pimenta falar com uma pessoa que é preciso “botar para foder com os caras” que divulgam notícias falsas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui