A Space Perspective realizou, na semana passada, o primeiro voo para testar a cápsula turística Netuno, impulsionada por um balão gigante até a “beira” do espaço sideral. A missão foi feita sem tripulantes e durou, ao todo, seis horas, alcançando uma altitude de aproximadamente 100 mil pés.
Entenda:
- A Space Perspective realizou, em 15 de setembro, o primeiro voo com a versão de teste da cápsula Netuno;
- A nave atingiu uma altitude de aproximadamente 100 mil pés, e a missão toda durou seis horas;
- A cápsula decolou do convés do MS Voyager, impulsionada por um balão gigante até a “beira” do espaço sideral;
- O teste não contou com tripulantes, mas missões tripuladas devem começar nos próximos meses;
- Os primeiros voos comerciais da cápsula estão previstos para 2025.
A Neptune-Excelsior, versão de teste da cápsula, decolou na Flórida diretamente do convés do MS Voyager, navio-porto inaugurado pela empresa no mês passado. Após alcançar a altitude prevista, a nave prosseguiu com uma descida controlada de volta ao porto, realizando um pouso bem-sucedido.
Em comunicado, a Space Perspective pontuou alguns destaques do voo, como a utilização de um mecanismo exclusivo para a decolagem do balão, o sistema de controle térmico da nave e os sistemas de comunicação e software proprietários gerenciados pela Central de Controle da missão.
“Este voo demonstrou com sucesso a extraordinária acessibilidade da experiência de voo espacial da Nave Espacial Netuno com sua suave subida, descida e aterrissagem. Um passo crítico para abrir o espaço para mais pessoas do que nunca”, destacou Jane Poynter, fundadora da Space Perspective.
A empresa planeja iniciar os testes de voos tripulados nos próximos meses, com os passeios comerciais da Netuno previstos para 2025.