terça-feira, julho 2, 2024
InícioCiência e tecnologiacápsula de foguete da SpaceX volta à Terra

cápsula de foguete da SpaceX volta à Terra

Na semana passada, a SpaceX transmitiu o lançamento do primeiro voo completo do superfoguete Starship. Um dos objetivos do voo teste era o retorno do lançador Super Heavy, que aconteceu com sucesso no Golfo do México. No entanto, durante a transmissão o momento do pouso ficou restrito à câmera de bordo do foguete.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, divulgou imagens da descida do propulsor que se manteve praticamente intacto até à superfície do mar. O vídeo mostrou que, apesar do equipamento apresentar danos, ainda estava operacional. (Confira abaixo)

Em seu perfil pessoal na rede social Twitter/X, Musk fez uma projeção dos próximos objetivos do foguete: “O propulsor do Starship fez um pouso suave na água, o próximo pouso será capturado pelos braços da torre”.

O sucesso do pouso representa um progresso significativo em comparação aos testes anteriores, nos quais o propulsor acabava sendo destruído ainda em voo.

Mudanças no projeto da SpaceX

A SpaceX afirmou que fez algumas mudanças operacionais para o voo da semana passada, entre elas a remoção do estágio quente do Super Heavy logo depois da ignição, com o objetivo de diminuir a massa do lançador durante a etapa final do voo. Essa manobra visava otimizar a eficiência do lançamento nesse sentido. Isso porque a ideia era encontrar um para aliviar o peso do veículo à medida que ele se preparava para reentrar na atmosfera terrestre.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui