sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaCappelli fica no Ministério da Justiça apenas se continuar no cargo atual...

Cappelli fica no Ministério da Justiça apenas se continuar no cargo atual ou virar ministro, dizem fontes

Ainda sem saber o que o futuro reserva, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, tem dito a aliados que só tem certeza daquilo que não aceitará após a saída de Flávio Dino da pasta.

Segundo interlocutores, o atual número dois da pasta não pretende seguir ao lado de Dino como assessor no Supremo Tribunal Federal (STF) e também não toparia assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A avaliação é que o cargo de secretário de Segurança Pública passaria a falsa impressão de Cappelli como um “vice-ministro”. A realidade, no entanto, avaliam interlocutores, é que o cargo não tem poderes práticos — Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, não são subordinadas à Senasp.

Além disso, o combate ao crime organizado – que acabou se tornando uma bandeira do braço direito de Dino – depende de estratégias do governo no sistema penal brasileiro, que está vinculado à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), um outro departamento do ministério.

Com isso, apenas três destinos são apontados por Capelli a pessoas próximas como possíveis:

  • virar ministro,
  • continuar na secretaria executiva da Justiça
  • ou deixar a pasta.

“Fica onde está, sobe para ministro ou vai pra praia”, afirmou à CNN uma fonte no ministério.

A possibilidade de continuar no cargo de número dois da pasta, porém, depende da escolha de quem assumir a pasta. Cappelli não recusaria continuar na secretaria executiva.

Na disputa, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski é considerado o nome favorito de Lula para assumir o lugar de Dino.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui