terça-feira, julho 2, 2024
InícioPolíticaCapitão Wagner lidera levantamento para a Prefeitura de Fortaleza

Capitão Wagner lidera levantamento para a Prefeitura de Fortaleza

O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) aparece na liderança isolada de levantamento do instituto Paraná Pesquisas em relação a intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza.

Conforme os dados divulgados na manhã desta sexta-feira, 31, Wagner registra 33,1% das intenções de voto dos eleitores da capital do Ceará. Com isso, ele abre mais de 15 pontos porcentuais para o segundo colocado da pesquisa.

A vice-liderança no levantamento do Paraná Pesquisas pertence ao atual prefeito fortalezense, José Sarto (PDT). De acordo com o instituto, o pedetista tem 18,1% das intenções de voto.

Outros cinco pré-candidatos constam em lista para a formulação do levantamento. Juntos, eles somam 32% das intenções de voto:

  • André Fernandes (PL) — 15,9%;
  • Evandro Leitão (PT) — 8,9%;
  • Eduardo Girão (Novo) — 6%;
  • Zé Batista (PSTU) — 0,6%; e
  • Técio Nunes (Psol) — 0,4%.

De acordo com o Paraná Pesquisas, 10,1% dos entrevistados afirmaram que não vão votar em nenhum dos pré-candidatos listados no momento ou vão votar em branco ou anular. Além disso, 6,9% das pessoas não souberam ou não responderam.

Líder no levantamento, Wagner já foi, além de deputado federal, deputado estadual e vereador de Fortaleza. Em 2022, ele se candidatou a governador do Ceará, mas não teve êxito. De fevereiro de 2023 até fevereiro deste ano, atuou como secretário de Saúde de Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Sarto e Capitão Wagner invertem posição na parte de rejeição

José Sarto - prefeito eleito em Fortaleza
Filiado ao PDT, José Sarto é o atual prefeito de Fortaleza | Foto: Reprodução/Redes sociais

O levantamento desta sexta-feira também se propôs a mensurar a rejeição dos pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Sarto e Capitão Wagner invertem-se de posição nesse sentido. Isso porque o pedetista aparece em primeiro nesse quesito, com 38,9% dos entrevistados que afirmam que jamais votariam nele. Já o membro do União Brasil é rejeitado por 24,9% dos eleitores da capital cearense.

Leia mais

Fernandes e Leitão aparecem na sequência do índice de rejeição, com 21,5% e 21,4%, respectivamente. Girão tem 17,3%, enquanto Batista aparece com 14,1% e Nunes, 11,5%. Com a indicação de que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um pré-candidato, o Paraná Pesquisas informa que 4,8% disseram que podem votar em qualquer um. Já 7% não souberam ou não responderam.

Dados da pesquisa

Eleições 2022: urna eletrônica promete ser mais rápida - tse
Modelo de urna eletrônica usada pelo sistema eleitoral brasileiro | Foto: Roberto Jayme/TSE

O Paraná Pesquisas registrou o levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de Fortaleza no Tribunal Superior Eleitoral, com o número CE-04073/2024. A equipe do instituto entrevistou 800 pessoas, de 26 a 30 de maio. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais e 95% de nível de confiança.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui