James McClean, capitão do Wrexham, clube da terceira divisão do Campeonato Inglês, voltou a ser manchete nos principais jornais do país, após se recusar a participar das homenagens feitas aos soldados mortos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
No último sábado (09), instantes antes da partida contra o Mansfield, no STōK Racecourse, o irlandês de 35 anos optou por ficar afastado dos companheiros de equipes durante o minuto de silêncio.
James McClean explicou em suas redes sociais quais foram os motivos para não participar das homenagens ao Dia do Armistício, segundo ele seria uma postura que iria contra suas convicções, e completou:
“A papoula tem para mim um significado totalmente diferente do que para os outros. Se me ofende quando alguém usa uma papoula? Não, de jeito nenhum! O que me ofende é quando tentam me impor a papoula” – disse McClean
O jogador também pontou que hoje em dia as homenagens abrangem soldados que participaram de outros conflitos pelo mundo, entre eles um em sua cidade natal:
“Agora foi adaptado para homenagear e lembrar os soldados britânicos que serviram em todos os conflitos do mundo, incluindo aqueles que abriram fogo e assassinaram 14 civis inocentes no Domingo Sangrento de Janeiro de 1972 , na minha cidade natal, bem como muitos outros crimes brutais em toda a Irlanda. É por isso que nunca usei nem usarei uma papoula”, lembra o capitão
A primeira vez que McClean se recusou a usar uma papoula foi em 2012 e desde então manteve sua postura por todos os clubes e campeonatos que disputou.
O clube britânico do ator Ryan Reynolds conquistou o segundo acesso à terceira divisão do Campeonato Inglês no final da última temporada. Na League One 2024/2025, o Wrexham tem feito uma boa campanha, é o terceiro colocado na tabela com 28 pontos conquistados, quatro atrás do líder Wycombe Wanderers.