terça-feira, fevereiro 11, 2025
InícioEducaçãoCapes vai enviar até 30 alunos por ano para universidade em Nova...

Capes vai enviar até 30 alunos por ano para universidade em Nova York

Segundo o acordo, assinado em 22 de janeiro de 2024, a previsão é enviar anualmente até 20 professores brasileiros para os Estados Unidos, nas modalidades professor visitante júnior e sênior, e de até 10 pós-graduandos na modalidade doutorado-sanduíche.

Os intercâmbios terão duração de seis meses a um ano. Em contrapartida, a UB se concentrará no envio de até 10 professores para reforçar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) do Brasil, por um período de até 12 meses. A parceria está prevista para começar em 2026.

“[O projeto é] mais um exemplo de que o Brasil tem concentrado esforços para manter relações com o norte e com o sul globais”, explicou Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes.

Desde 2018, ano em que a instituição criou o Programa Institucional de Internacionalização, 581 projetos de cooperação internacional foram firmados com 36 instituições mundo afora. Só entre outubro e dezembro de 2024, 60 estudantes brasileiros realizaram mobilidade acadêmica para o exterior.

Como funciona a Universidade de Buffalo, em Nova York?

A UB é a principal unidade dentre as que compõem a SUNY, a principal universidade pública dos Estados Unidos e membro da Associação de Universidades Americanas.

Para estudar lá, os alunos precisam pagar um valor anual — diferentemente do que acontece no Brasil em instituições dessa natureza. Esse valor, porém, não serve para gerar lucro à universidade. É apenas uma contribuição para que a instituição possa pagar seus impostos ao governo.

Em relação à estrutura, a UB possui três campi, 18 residências estudantis, sete bibliotecas e 197 edifícios. A universidade possui um corpo discente de mais de 30 mil alunos, sendo 20% deles estudantes internacionais.

A instituição oferece mais de 500 programas de graduação, e 100% dos alunos podem participar de pesquisa, serviço ou aprendizado experiencial ao longo de sua formação na universidade.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui