sexta-feira, janeiro 31, 2025
InícioDestaqueCapacitIA: servidores criam assistentes virtuais para otimizar atendimento e transparência durante curso...

CapacitIA: servidores criam assistentes virtuais para otimizar atendimento e transparência durante curso de IA

A quinta turma do CapacitIA concluiu, nesta sexta-feira (31), seu treinamento com servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres) desenvolvendo projetos práticos baseados em inteligência artificial para aprimorar suas rotinas de trabalho. Um dos destaques desta capacitação foi a criação de um chatbot para auxiliar na divulgação de informações do programa Orçamento Participativo Digital (OPA).

Joselito Júnior, coordenador de Formação em Inteligência Artificial da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), destacou a importância dessa formação para os servidores. “Esta é a primeira turma de 2025 do CapacitIA. Estamos finalizando com servidores da Sefaz e da Seres, que ao longo da semana tiveram contato com princípios de inteligência artificial, conheceram algumas ferramentas que podem auxiliar nas demandas das secretarias e desenvolveram projetos que podem vir a ser os novos assistentes a serem implementados durante a terceira etapa”, explicou.

Chatbot para o Programa OPA

Um dos seis projetos desenvolvidos durante o curso foi um chatbot voltado para o Orçamento Participativo Digital (OPA), um programa do Governo do Estado que permite às entidades comunitárias proporem e elegerem prioridades orçamentárias.

Juciara Linhares, diretora de Participação Social das Relações Sociais da Seres, explicou a relevância do programa e como a ferramenta de IA pode facilitar o acesso às informações. “O OPA foi implementado em 2023 em Teresina e Parnaíba e, em 2024, expandido para Picos, Floriano e Piripiri. O programa permite que entidades comunitárias solicitem investimentos em obras, serviços e áreas essenciais, como cultura, esporte, lazer, mobilidade e urbanização. Pensando nisso, iniciamos o desenvolvimento de um chatbot para que qualquer pessoa interessada no OPA possa acessar informações de forma fácil, prática e funcional”, declarou.

WhatsApp Image 2025-01-31 at 16.21.16 (1).jpeg

Segundo Juciara, a ferramenta vai proporcionar mais transparência e agilidade na comunicação. “Com o chatbot, será possível saber como o programa funciona, quem pode participar, quais foram as propostas eleitas em anos anteriores e quais obras já estão em execução. Isso facilita o acesso às informações e amplia o impacto do OPA nas comunidades”, justifica.

Cibele Torres, gerente de Participação Social da Seres, relatou sua experiência no curso. “Para mim, foi muito produtivo, porque eu não tinha conhecimento das ferramentas de chatbot, do ChatGPT e outras tecnologias que podem nos ajudar no dia a dia. Aprendi sobre ferramentas que podem fazer apresentações, resumir textos e otimizar nossas atividades. Com certeza, isso vai melhorar a nossa produtividade”, avaliou.

WhatsApp Image 2025-01-31 at 16.21.16.jpeg

Ela também destacou como a Inteligência Artificial pode impactar o serviço público. “Temos uma alta demanda de associações que participam do OPA, e o chatbot vai tornar a divulgação mais ágil. Se dependesse apenas de uma pessoa respondendo as mensagens manualmente, isso levaria muito mais tempo. Com a inteligência artificial, a resposta é instantânea e melhora a experiência dos usuários”, conclui.

WhatsApp Image 2025-01-31 at 16.21.14 (1).jpeg
Algumas das servidores da Seres que participaram do CapacitIA e desenvolveram um chatbot. Fotos: PH Silva/SIA

Próximas turmas

O CapacitIA é um programa do Governo do Piauí que capacita servidores estaduais no uso de inteligência artificial para modernizar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos à população. A iniciativa é liderada pela SIA, em parceria com o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a Secretaria de Administração (SEAD), por meio da Escola de Governo (Egepi).

Na próxima semana, terá início a sexta turma do CapacitIA, que será dedicada a servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Além disso, ocorrerá a quarta edição da Masterclass, que contará com a participação de gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Banco de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi).

O programa segue ampliando sua atuação, promovendo a transformação digital e garantindo que os servidores estejam preparados para os desafios da era da inteligência artificial.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui