segunda-feira, setembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaCapacete e escudos milenares são encontrados na Turquia

Capacete e escudos milenares são encontrados na Turquia

Arqueólogos encontraram um capacete e três escudos de bronze de 2,7 mil anos em um castelo na Turquia. Como detalha Mehmet Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo do país, em um anúncio nas redes sociais, os artefatos datam do período de Urartu, um antigo reino conhecido pelo poder militar e pelas habilidades metalúrgicas.

Entenda:

  • Um capacete e três escudos de bronze de 2,7 mil anos foram encontrados em um castelo na Turquia;
  • Os artefatos foram criados na época do Reino de Urartu, conhecido pelo poder militar e habilidades metalúrgicas;
  • Arqueólogos acreditam que os itens foram deixados como oferenda a Haldi, deus da guerra e principal divindade dos urartianos;
  • Outras descobertas semelhantes também foram feitas no território ao longo dos anos;
  • Com informações do Live Science.
Capacete e escudos podem ser deixados como oferenda a deus da guerra. (Imagem: gorodenkoff/iStock)

Os itens foram encontrados em um complexo de templos no Castelo de Ayanis, localizado no leste da Turquia e construído pelo Reino de Urartu entre os séculos IX e VI a.C.. A equipe acredita que os artefatos teriam sido deixados como oferenda a Haldi, deus da guerra e principal divindade dos urartianos.

Descoberta de capacete e escudos não foi a primeira na Turquia

“Este castelo está provando ser o sítio urartiano mais rico da Turquia por muitas razões, não sendo a menor delas a quantidade de bronzes associados ao templo”, disse Paul Zimansky, professor de história que conduziu trabalhos arqueológicos em Ayanis entre os anos de 1997 e 2009 – e não participou das descobertas mais recentes -, ao Live Science.

Capacete e escudos foram encontrados em castelo na Turquia. (Imagem: Kenan Talas/iStock)

“Escudos e capacetes semelhantes foram encontrados em Ayanis no passado, incluindo um muito mais elaborado em 1997, com uma cabeça de leão presa a ele”, complementou Zimansky, destacando que outra descoberta importante também havia sido feita no ano passado, mas não recebeu tanta atenção quanto os artefatos encontrados agora.

Atualmente, as escavações no Castelo de Ayanis ainda estão em andamento, e são lideradas por Mehmet Isikli, professor de arqueologia na Universidade Ataturk.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui