A Caoa Chery prepara um lançamento que promete movimentar o mercado (cada vez mais concorrido) de SUVs no Brasil. Depois de ficar para trás no segmento, a fabricante chinesa acaba de apresentar uma espécie de versão de entrada para o seu modelo da categoria.
Batizado de Tiggo 7 Sport, o veículo perdeu alguns equipamentos, como já havíamos anunciado antes aqui, e trocou o motor para obter uma redução de R$ 35 mil no preço final.
Nessa nova configuração, o carro sai a R$ 134.990, o SUV médio mais barato do país.
Leia mais
Comparação com concorrentes
A ideia é que o Tiggo 7 Sport 2025 tenha um dos melhores custos-benefícios do mercado, atraindo até alguns clientes que olhariam para um SUV compacto (a categoria menor) ao invés de um médio.
E, de fato, o valor é bem atraente. O Tiggo 5X Pro da própria marca, por exemplo, custa R$ 129.990, ou seja, é somente R$ 5 mil mais barato que o novo Tiggo 7 Sport. Já a Volkswagen T-Cross, líder do segmento dos compactos em 2023, custa R$ 142.990 na versão 200 TSI – R$ 8 mil mais caro que a novidade da Caoa Chery.
A diferença é ainda maior se olharmos para o segmento dos SUVs médios. O Toyota Corolla Cross custa R$ 162.590 na versão XR, o Mitsubishi Eclipse Cross Rush sai por R$ 169.990 e o Volkswagen Taos parte de R$ 181.380 na configuração Comfortline. Já o líder Jeep Compass custa R$ 184.990 na versão Sport – R$ 50 mil mais caro que o Tiggo 7 Sport.
Informações técnicas
- A nova opção é equipada com motor 1.5L VVT Turbo Flex que entrega 150 cv (etanol)/147 cv (gasolina).
- A transmissão mudou em relação à versão Pro, trocando a caixa automatizada de dupla embreagem por uma CVT com 9 marchas simuladas.
- O Tiggo 7 Sport possui 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e uma distância entre eixos de 2.670 mm.
- O porta-malas é o maior da categoria, com 525 litros.
- O modelo ostenta ainda uma grade dianteira no formato “Big Diamond”, alinhada com os recentes lançamentos da Chery.
- Na lateral, rodas de Liga aro 18″ Sport, rack de teto e uma moldura cromada única ao redor dos vidros.
- O modelo tem freios a disco com ABS nas quatro rodas, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração, além de um Sistema Auxiliar de Partida em Aclives.
- O carro conta também com luz ambiente multicolorida, painel de instrumentos digital colorido em tela LCD/TFT de 12,3 polegadas, assentos com ajustes elétricos, console central elevado, volante multifuncional, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital eletrônico.
- Por outro lado, vale lembrar que a versão de entrada do Chery Tiggo 7 perdeu alguns itens.
- O modelo será entregue sem teto solar panorâmico, sem câmera 360º, sem faróis full LED e sem o pacote de assistência ao motorista Max Drive, que tinha um assistente de permanência em faixa e reconhecimento de pedestres.
- O Tiggo 7 Sport oferece garantia de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
Começou atrás
A montadora espera melhorar as vendas do modelo em 2024, já que em janeiro o desempenho foi abaixo do esperado. Foram emplacadas apenas 1.461 unidades no primeiro mês do ano, somando as versões a combustão (587) e híbrida (874).
Na comparação com os principais rivais do segmento dos SUVs médios, o Jeep Compass e o Corolla Cross venderam 3.592 e 3.084 unidades, respectivamente, no mesmo período.
O Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025 já está sendo produzido na fábrica da empresa em Anápolis (GO). As primeiras unidades chegarão às concessionárias de todo o Brasil a partir da segunda quinzena de março.