quinta-feira, dezembro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaCano de água quebrado inunda prédio da Nasa e interrompe estudo sobre...

Cano de água quebrado inunda prédio da Nasa e interrompe estudo sobre o Sol

Após um cano de água se romper na última semana de novembro e alagar uma sala com servidores na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os cientistas da Nasa precisaram interromper o processamento de dados coletados pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) e pela sonda espacial Iris.

O cano fazia parte de uma tubulação de resfriamento para os servidores do centro de operações do SDO e se rompeu em 26 de novembro. Por enquanto, os funcionários ainda não possuem uma previsão de quanto tempo será necessário para reparar as instalações da Nasa e retomar a análise de dados da sonda enviada para estudar o nosso Sol.

“Isso causou grandes inundações no prédio e grandes danos causados ​​pela água no laboratório que abriga as máquinas que processam e distribuem dados”, informou a equipe do centro de operações do SDO em um comunicado. “Neste ponto, não está claro quanto tempo levará para avaliar os danos, consertar o equipamento e completar a recuperação.”

“Sabemos que os danos são extensos e [os reparos] não serão concluídos até 2025”, acrescenta o comunicado.

A sonda espacial Iris foi lançada no espaço pela Nasa em 2013 para observar a estrela do nosso Sistema Solar e entender melhor como a atividade do Sol afeta a vida na Terra.

Missão solar captura imagens históricas do Sol; veja os registros

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui