Os candidatos à Prefeitura de São Paulo se preparam para um novo debate neste domingo, 1º, às 18h, depois de um evento anterior marcado por ausências e controvérsias.
Guilherme Boulos (Psol), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) confirmaram presença.
O debate, promovido pela TV Gazeta e Canal MyNews, terá regras mais rígidas, incluindo a possibilidade de expulsão para quem desrespeitá-las.
O evento será realizado sem plateia e cada candidato poderá levar apenas dois assessores. Somente jornalistas terão acesso ao local.
Novas regras para os candidatos
As novas regras exigem que os candidatos permaneçam nos púlpitos e não usem celulares ou outros materiais, exceto roupas e bonés.
No debate anterior, promovido pela revista Veja, Nunes, Boulos e Datena não compareceram. Desta vez, as campanhas garantem que o novo formato proporcionará maior controle.
Protestos contra Marçal
Nos últimos debates, os rivais de Marçal o acusaram de disseminar ataques e notícias falsas. As campanhas alegaram desrespeito aos acordos pré-debate e falta de discussão de propostas.
“Nesses debates tem acontecido tudo, menos aquilo que seria o objetivo, que é debater a cidade”, afirmou Nunes. “São muitos ataques. Muitas pessoas estão indo não para debater, mas para fazer cortes para internet. Tenho uma agenda muito carregada.”
Boulos tomou medidas legais contra as falas de Marçal contra ele. “É essencial um ambiente sem baixaria e com respeito às regras nos debates.”