O candidato a vereador José Roberto Cezario, conhecido como Latino (PL), de 58 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio em São Vicente, litoral de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência, seu carro foi alvo de um disparo enquanto o candidato fotografava uma área alagada no bairro Jóquei Clube, na tarde desta quinta-feira, 3. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência. Segundo a vítima, dois suspeitos apareceram em uma moto e ordenaram que ele fosse embora. Ao entrar em seu carro, Latino declarou que os criminosos atiraram contra o veículo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima não havia sido atingida pelos disparos. Ainda assim, por apresentar estado de choque, Latino foi encaminhado ao Pronto-Socorro Central, onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Uma perícia foi requisitada no local do incidente. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.
Segundo dados da plataforma DivulgaCandContas, gerenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral, José Roberto Cezario é comerciante e concorre pela quinta vez a vereador em São Vicente.
São Vicente tem histórico de atentados contra políticos
Na última sexta-feira, 27, o assessor da deputada estadual Solange Freitas (União) foi baleado nas costas e teve o pulmão perfurado enquanto fiscalizava uma obra no bairro Vila Margarida. A vítima afirmou que dois homens em uma moto vermelha dispararam contra ele.
O caso ocorre quase quatro anos depois de o atentado contra a própria deputada, quando ela era candidata a prefeita de São Vicente, em novembro de 2020.
Leia mais:
Ela estava em um carro com outras quatro pessoas na Avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá, quando um motociclista se aproximou e atirou na direção da janela do passageiro.
A polícia conseguiu chegar ao suspeito pelo crime, que foi preso e julgado em 26 de outubro do ano passado. Diego Nascimento Pinto recebeu pena de seis anos, nove meses e 20 dias de prisão por tentativa de homicídio.
Em 17 de setembro, o ex-vereador Marcelo Correia, de 51 anos, foi executado a tiros dentro de uma padaria. O Samu foi acionado e constatou a morte dele ainda no local.