A candidata a vereadora em Porto Esperidião (MT) Rayane Alves Porto (Republicanos) e sua irmã Rithiely Alves Porto foram sequestradas, torturadas e mortas. Os crimes ocorreram no município, que fica a 323 km de Cuiabá, na madrugada do último sábado, 14, segundo a Polícia Civil.
Rayane, de 25 anos, e Rithiely, de 28, foram capturadas depois de saírem de uma festa. De acordo com a polícia, elas estavam acompanhadas de dois homens, que também foram sequestrados. A candidata a vereadora no município administrava um circo com a irmã.
Depois de sequestro, as irmãs foram assassinadas a facadas
Os quatro foram levados para uma casa no centro da cidade, onde as irmãs foram assassinadas a facadas. Pelo menos um dos homens também foi torturado, enquanto o outro conseguiu fugir ao pular o muro e pedir ajuda.
A polícia investiga uma possível disputa entre facções rivais como motivo do crime. Dias antes, a candidata a vereadora Rayane e a irmã dela, Rithiely, teriam tirado uma foto fazendo um gesto associado a uma dessas facções.
Dez pessoas foram presas pelos crimes contra a candidata a vereadora
Na tarde do sábado 14, a Polícia Civil informou que localizou dez suspeitos pelo crime, incluindo quatro menores de idade. As prisões ocorreram nos municípios de Porto Esperidião e Cáceres.
“Candidato a vereador do PT confessa ter forjado próprio sequestro”
Os suspeitos adultos vão responder por sequestro e cárcere privado, tortura, duplo homicídio, homicídio tentado, lesão corporal, associação criminosa e corrupção de menores. Já os adolescentes serão autuados por ato infracional análogo a esses crimes.
Sobrevivente contou detalhes sobre crimes das irmãs em Mato Grosso
Um dos sobreviventes relatou que sofreu o sequestro junto de um amigo e das duas irmãs. Os criminosos levaram os quatro para a Rua Marechal Cândido, no Centro, em cativeiro.
No local, a polícia encontrou um jovem gravemente ferido, com um dedo e uma orelha cortados, além de facadas na nuca.
Em outro cômodo, os agentes encontraram dedos e cabelos de uma das irmãs. No último quarto, os corpos de Rayane e Rithiele apresentavam sinais de tortura com arma branca e cabelos cortados.
Partido lamenta o ocorrido
O Republicanos lamentou o ocorrido. “Esperamos que as circunstâncias desse crime bárbaro sejam rapidamente esclarecidas pelas autoridades responsáveis, e os autores, devidamente punidos”, afirmou o partido.