O Avro Canada CF-105 Arrow (apenas “Arrow” para fãs e íntimos) era um dos jatos supersônicos mais avançados do mundo na década de 1950. Apesar da sua imponência, a aeronave teve um fim repentino. Hoje, restam poucos pedaços do jato no mundo – e há esforços para preservá-los e celebrá-los no Canadá.
Recentemente, o legado do jato Arrow foi celebrado num museu canadense que tenta manter seguras as poucas partes que restam do programa. Isso porque modelos de aeronaves, planos e a maioria dos outros artefatos relacionados ao projeto Arrow foram destruídos após seu cancelamento, em 1959.
Como os pedaços restantes do jato supersônico Arrow estão hoje em dia
Uma parte da fuselagem do Arrow está em exibição em Ottawa, numa seção da Guerra Fria do Museu Canadense da Aviação e Espaço (CASM). A Ingenium, organização que reúne o CASM e outros dois museus de Ottawa, examinou a peça da fuselagem recentemente para ver como ela estava.
Após funcionários do museu notarem descamação na pintura, eles chamaram representantes do Instituto Canadense de Conservação (CCI), que trabalha com coleções de patrimônio do governo. No CASM, o instituto informou ao público como a peça está após décadas entre armazenamento e exibição.
Os representantes do CCI fizeram exames não invasivos – por meio de técnicas como raios-X – e coletaram pequenas amostras para verificar a saúde da peça em questão. E a análise revelou novas pistas sobre a fabricação do jato supersônico.
O que eles constataram foi:
- Ao menos uma parte do exterior do avião era feita de uma liga de alumínio, provavelmente contendo elementos como cobre, ferro e manganês;
- A porta de acesso da peça da fuselagem tinha metal exposto e um “material” amarelo-marrom;
- O Arrow foi tratado com cromo de zinco antes de voar, para prevenir a corrosão durante o voo;
- A pintura de cor creme da aeronave estava degradada e o dome do radar tinha uma substância com aspecto oleoso;
- O dome do radar é feito de borracha de cloropreno, que está “quase esponjosa”, disse a cientista de conservação do CCI, Jennifer Poulin;
- O graxo também é resultado do tempo – é o silicone não tóxico “migrando do interior da borracha para a superfície”.
A relevância
“Ok, mas e daí?”, você talvez esteja se perguntando. Bom, a nova análise permitirá que se cuide melhor das peças restantes do Arrow. A ideia é melhorar a conservação delas para as próximas décadas.
Existem outras peças do Arrow ainda preservadas, mas em pouca quantidade. A maioria das peças virou sucata mesmo. Já “plantas, modelos, conceitos e máquinas usadas para fabricar os aviões foram destruídas”, segundo a Enciclopédia Canadense.
A cada década que passa, os vestígios da existência do jato Arrow ficam mais escassos. Um fim triste para um titã dos ares (que você pode ver em ação neste vídeo).