A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), chamou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, de “especulador medíocre”.
Conforme a petista, o economista está causando uma “histeria especulativa” na economia do Brasil.
Ela também alegou que os comentários do presidente do BC, sobre a política fiscal, vão prejudicar a administração das contas públicas.
Na quarta-feira 17, durante um evento em Washington, Campos Neto disse que o cenário econômico mundial mudou desde a mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Para o economista, as mudanças podem impactar o ritmo ou até mesmo interromper a redução da taxa de juros no Brasil.
“As expectativas de inflação são muito relevantes para nós”, declarou. “Não há dúvida de que é muito importante manter as expectativas de inflação ancoradas. Sabemos que teremos um trabalho difícil a frente. Vamos fazer o que for necessário para ancorar as expectativas de inflação.”
Os ataques de Gleisi a Campos Neto
Não é a primeira vez que Gleisi Hoffmann ataca o presidente do BC. Em 3 de março, a presidente do PT afirmou que garantir a independência do BC é o mesmo que submeter o Brasil a uma “ditadura monetária”.
A petista deu a declaração depois de Campos Neto dizer ao jornal Folha de S.Paulo que pretendia ampliar a autonomia do banco, uma medida que é amplamente criticada pelo governo Lula.
Ainda segundo Gleisi, Campos Neto atuou de maneira partidária em 2023. “Foi escancaradamente política, um verdadeiro prolongamento do mandato de Jair Bolsonaro, que o indicou e para quem ele fez campanha eleitoral”, afirmou.