sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioViagem & GastronomiaCampos do Jordão Design Festival: veja programação e locais do evento na...

Campos do Jordão Design Festival: veja programação e locais do evento na cidade

A segunda edição do Campos do Jordão Design Festival traz um encontro entre a comunidade de designers e arquitetos do Brasil no interior de São Paulo. A partir desta quinta-feira (29), o evento oferece exposições, instalações, palestras imersivas e gastronomia em diversos locais da cidade. O evento ocorrerá até 1º de setembro.

O público pode aproveitar atividades em meio à natureza, que tomam conta de Campos do Jordão: no Parque Tarundu, no Prana Park, no Pico do Itapeva ou assistir ao pôr-do-sol no mirante do Toriba — que fica a mais de 1700 metros acima do nível do mar.

Para destacar ainda mais o potencial de cada região, o festival é dividido em pontos centrais do município, cada um chamado de Hub: o Alto do Lajeado; Capivari; Caminho do Horto; Ort; Morro do Elefante; e Alto da Boa Vista. Com talks e visitas guiadas, sendo todas gratuitas, também há exposições fixas e eventos especiais. Veja lista com detalhes abaixo.

A curadora, artista plástica e empresária Carmem Alvim também convidou grandes nomes do design brasileiro para o festival. Dentre eles, Gustavo Bittencourt, Paulo Alves, Soso Vilela, Ana Neute e Leo Shehtman, marcam presença no evento.

Veja o que cada Hub oferece no Campos do Jordão Design Festival

Alto do Lajeado


Parque Tarundu
Parque Tarundu, que oferece natureza e esportes radicais • Divulgação

Para amantes de natureza e fãs de aventura, o Alto do Lajeado é o local ideal do evento. Com o Parque Tarundu, há esportes radicais para o público se divertir, como tirolesa e arborismo, além de patinação no gelo e trilhas em meio à mata. Na região, também há o Parque Bambuí, que oferece 336 mil m² de área preservada da Serra da Mantiqueira.

Quando o assunto é gastronomia, o público pode passear até a Casa Bambuí, da chef Anouk Migoto, e desfrutar de uma culinária afetiva entre as montanhas. O hub também conta com o Hotel Toriba, inaugurado em 1943, murais do pintor Fulvio Penacchi e arquitetura com toque alpino.

Na estreia do festival, nesta quinta-feira (29), há dois eventos no hub: no Parque Bambuí, a exposição fotográfica “A Paisagem Construída”, com uma visita guiada pela arquiteta, historiadora e curadora da exposição Dra. Flávia Rudge Ramos, às 14h; e no Hotel Toriba, uma visita guiada aos Painéis de Fulvio Pennacchi, às 15h30.

Capivari


bondinho do Parque do Capivari
Recém-restaurado bondinho do Parque do Capivari • Divulgação

No Hub do Capivari, os visitantes podem participar de diversas atividades e atrações, como feiras de artesanato, festivais gastronômicos e apresentações culturais em ambientes abertos. Ainda podem experienciar cafés, restaurantes e lojas nesta área.

A confeitaria Sans Souci Café e Bistro entra para o roteiro. Isso porque, além da decoração que referencia a malharia dos donos, é possível tomar deliciosos cafés e conferir exposições de peças de cerâmica de Eleonora Padovan.

Para quem quer aproveitar a arquitetura contemporânea, a pousada boutique Figuera da Serra oferece um sofisticado design de interiores. Isso porque cada suíte é assinada por um arquiteto específico, como Simone Goltcher, Gigi Gorenstain e Fernanda Moreira. Às 18h desta quinta-feira (29), há uma roda de conversa sobre arquitetura brasileira com o arquiteto Luiz Paulo Andrade e a designer Natasha Schlobach.

Outro hotel participante do programa é o Quebra Noz, ideal para amantes de design e arquitetura. A piscina com vista para as araucárias e os ambientes abrigando peças de Oscar Niemeyer são as provas disso. Além dele, a Pousada Luís XV combina sofisticação e conforto aos visitantes.

Os visitantes podem se hospedar no Espaço Da Vivere, projeto assinado pela arquiteta Denise Rola. Além de sediar uma sessão de autógrafos do Zanini de Zanine, o local também é uma casa de eventos que funciona como mostra de decoração.

Já quando o assunto são compras, o hub do Capivari oferece o Boulevard Geneve. Com diversidade de restaurantes e souvenirs há mais de 30 anos, o ponto é o principal roteiro de aquisições de Campos do Jordão. Há visitas guiadas pelo local a partir desta quinta-feira (29), às 10h, para  entender a arquitetura Enxaimel.

Caminho do Horto


Etapa do aproveitamento de lã
Etapa do aproveitamento de lã no projeto “Mãostiqueiras” • Divulgação/Parque da Lagoinha

O Hub do Caminho do Horto fica próximo ao centro e oferece muita natureza ao público com o Parque da Lagoinha, de 48 mil m². O local possui trilhas ao redor da lagoa.

Além disso, é o cenário ideal para o evento “Mãostiqueiras”, que aproveita lã de ovelhas e também faz parte da programação do festival ao reunir artesãs e designers da região da Serra da Mantiqueira. Ali, há discussão da valorização do trabalho manual e o impacto do artesanato local no design contemporâneo.

Ort


Hotel Ort
Espaço de eventos do recém restaurado Hotel Ort • Divulgação

Cenário para uma série de eventos do festival, como a abertura oficial da exposição “Mobiliário brasileiro contemporâneo” e outros diversos talks, o Ort Hotel combina a natureza com um ambiente de luxo e conforto. Construído nos anos 1940 e reformado entre 2020 e 2021, a hospedagem oferece 60 acomodações e sete chalés.

A exposição “Mobiliário Brasileiro Contemporâneo”, que expõe nomes como Zanini de Zanine, Leo Shehtman, Ana Neute, Soso Vilela, Paulo Alves, Gustavo Bittencourt, Alexandre Testa e Victoria Herling da Avva Arquitetura, ocorre na sexta-feira (30), a partir das 15h.

Morro do Elefante


Campos do Jordão
Vista aérea de Campos do Jordão • Grace Langbeck/iStock/Getty Images

O Morro do Elefante oferece uma vista completa para o Parque do Capivari e boa parte da cidade devido à sua altura elevada. Com um teleférico, o público pode subir até o topo, onde será o encerramento do evento no dia 31 de agosto.

No Restaurante Art BBQ, às 20h, ocorre a balada “Designers on the Rock”, ao som da Banda dos Designers e agregados. É preciso reservar um lugar no site para ter a isenção do couvert artístico no dia.

Alto da Boa Vista

Este hub fica em uma das áreas mais nobres de Campos de Jordão e engloba o Palácio da Boa Vista, residência de inverno oficial do governados do Estado de São Paulo e um dos cartões-postais da cidade.

Além dele, também há o Museu Felícia Leirner, em homenagem à escultora polonesa radicada no Brasil. O centro abriga mais de 80 obras da artista, mesclando cultura e natureza.

Ali também fica o Restaurante Pontremoli, parceiro do festival, que oferece descontos e experiências aos participantes.

Veja exposições fixas

Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro: Exposição permanente das esculturas de Felícia Leirner;
Museu Casa da Xilogravura: no bairro de Jaguaribe, a 12ª mostra temporária de Joaquim Corrêa Citran celebra 150 anos de Campos do Jordão e também oferece outras mostras, como “100 anos do auto-retrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu”
Palácio Boa Vista e Capela São Pedro Apóstolo: “100 anos do auto-retrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu” também podem ser visitadas neste ponto

SERVIÇO
Campos do Jordão Design Festival
Onde: Campos do Jordão – HUBs: Ort, Morro do Elefante, Capivari, Alto da Boa Vista, Alto do Lajeado, Pico do Itapeva, Caminho do Horto
Quando: De 29 de agosto a 01 de setembro
Inscrição: pelo site.
Programação completa: no site do evento

Brasil tem 19 restaurantes entre melhores do mundo para vinhos

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui