Campeão do mundo com a França em 1998 e um dos maiores ídolos do futebol francês, o ex-atacante Thierry Henry carregou a tocha olímpica neste domingo (14) pela famosa Champs-Élysées, em Paris.
“Emocionante, um dia especial. São os Jogos Olímpicos, dia 14, e eu como um homem dos subúrbios [de Paris]… Emoções lá no alto”, afirmou o ex-jogador, que destacou o fato de ter sido escolhido para levar a tocha no Dia da Bastilha, feriado francês que celebra o estopim da Revolução Francesa.
La flamme olympique de @Paris2024 est aujourd’hui dans les rues de Paris ! 🔥 🇫🇷
Début du relais avec Thierry Henry ! 😍 #14Juillet pic.twitter.com/0AAOQrhHiN— Jeux Olympiques (@jeuxolympiques) July 14, 2024
Henry estará na Olimpíada como técnico da seleção francesa masculina de futebol, que buscará a medalha de ouro em casa. Os franceses foram campeões olímpicos em 1984, vencendo na decisão o Brasil.
A França está no grupo A do torneio, ao lado de Estados Unidos, Guiné e Nova Zelândia.
Em sua carreira como jogador, Thierry Henry conquistou os títulos da Copa do Mundo e da Eurocopa com a Seleção Francesa e é até hoje o segundo maior artilheiro da equipe nacional, com 51 gols, atrás apenas de Olivier Giroud, que tem 57.
Por clubes, o ex-atacante foi multicampeão pelo Arsenal e pelo Barcelona, tendo conquistado taças da Premier League, de LALIGA e da Champions League.