A empresa de logística Gebrüder Weiss levou a sério a expressão “sonhar alto”: a companhia levou o caminhão elétrico Terren para o vulcão ativo mais alto do mundo para estabelecer recorde de altitude.
Recorde de altitude
A empresa levou o Terren para aventura no Ojos del Salado, no Chile, o vulcão ativo mais alto do mundo. No mesmo local, outro veículo conseguiu a mesma façanha: um Porsche 911 equipado com eixos portal e abastecido com combustível sintético. Ele quebrou recorde de altitude dirigindo 6.734 metros acima do nível do mar em direção ao topo do vulcão.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
No entanto, o Terren não chegou na mesma altura que o Porsche, mas alcançou 6,5 mil metros e quebrou o mesmo recorde para modelos elétricos. Segundo o Motor1, o recorde anterior era do Volkswagen ID.4 GTX, que subiu 5.816 metros no vulcão Uturuncu, na Bolívia.
Como foi a viagem
A jornada para bater o recorde de altitude começou no Salar de Maricunga, no norte do Chile, a 3,4 mil metros de altura.
No final de novembro, andando pela cordilheira dos Andes em direção ao Ojos del Salado, o Terren chegou aos 6 mil metros. Uma semana depois chegou ao vulcão, nos 6,5 mil metros, quebrando o recorde para os elétricos. O modelo usou energia solar durante toda a viagem.
Caminhão elétrico recordista
- O caminhão elétrico foi desenvolvido pela empresa suíça Aebi Schmidt, especializada em máquinas agrícolas e equipamentos pesados. O modelo beneficia a direção nas rodas traseiras e fornece 380 cavalos de potência;
- Já a bateria tem apenas 90 kWh e autonomia de 200 km, mas uma versão especial tem extra de 140 kWh, podendo levar o caminhão mais longe;
- Para a viagem ao vulcão no Chile, o modelo ainda foi equipado com painéis solares de oito metros quadrados no teto, que abasteciam a bateria;
- Segundo a empresa, cinco horas de Sol são suficientes para devolver 150 km de alcance à bateria.