sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaCâmara tem 5 novos projetos sobre transporte de animais em voos

Câmara tem 5 novos projetos sobre transporte de animais em voos

Desde a morte do cão Joca na última segunda-feira, 22, cinco novos projetos sobre transporte de animais foram apresentados na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o golden retriever de 5 anos morreu durante um voo da Gol, que erroneamente enviou o animal para Fortaleza (CE) em vez de Sinop (MT).

Os políticos que apresentaram propostas de regulamentação são: Tabata Amaral (PSB-SP), Pedro Aihara (PRD-MG), Marcos Tavares (PDT-RJ), Camila Jara (PT-MS) e Denise Pessôa (PT-RS).

Para Tabata, as empresas devem ser obrigadas a disponibilizar veterinários de plantão. Além disso, ela sugere a instalação de dispositivos de rastreamento nos animais para permitir que os mesmos sejam localizados em tempo real. Segundo a deputada, a medida possibilitará uma “resposta rápida em casos de emergência, extravio ou qualquer situação que coloque em risco a vida e a integridade dos animais”.

Dentre as outras propostas, Camila sugere que o transporte dos animais na cabine seja tratado como um direito dos tutores. Para Tavares, a intensificação nas regras para garantir que os animais tenham água e comida deve ser uma prioridade. Além disso, propõe que os mesmos devem ser transportados em contêineres seguros e confortáveis.

Projetos sobre transporte de animais em voos estão arquivados desde 2021

Apesar das novas propostas de regulamentação sobre o transporte de animais em voos, o documento mais antigo sobre o tema é da ex-deputada Marina Santos (Solidariedade-PI). O relator do texto, Célio Studart (PV-CE), emitiu seu parecer favorável no dia 5 de julho de 2021. A Comissão de Meio Ambiente, no entanto, nunca votou sobre o tema.

Existem ainda outras 16 propostas semelhantes que diferem o peso e o número de animais permitidos por voo, além daqueles que debatem sobre a exigência de veterinários e a supervisão humana durante o trajeto.

Na última quarta-feira, 24, 15 deputados pediram para que o projeto do ex-deputado Paulo Bengston (PTB-PA) entrasse em tramitação. A proposta de Mariana Santos também está apensada — isto é, quando entra em tramitação de forma conjunta. Caso o regime de urgência seja aprovado, a proposta pode ser passada para o plenário mesmo sem passar por todas as comissões.

O texto, originalmente apresentado em 2020, trata sobre regras para o transporte de animais de assistência emocional ou de serviço, como cães-guia. Dois dias depois, o relator Delegado Matheus Laiola apresentou uma alteração.

Cachorro do lado de criança em assento de avião
Parlamentares propõem a ida de animais com os tutores na cabine de passageiros | Foto: Divulgação/Blog Petz

O novo texto amplia a proposta original, estabelecendo que é direito do passageiro viajar com seu pet na cabine: aqueles com até 10 kg iriam no colo do tutor. Os mais pesados, iriam em assento próprio.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui