domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaCâmara pode analisar segundo projeto sobre “saidinhas“ de presos

Câmara pode analisar segundo projeto sobre “saidinhas“ de presos

A Câmara dos Deputados pode analisar um segundo projeto de lei que trata do fim das “saidinhas” de presos, após um primeiro texto sobre o tema já ter sido aprovado na Casa e estar agora no Senado.

Esse segundo projeto é de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). À CNN, o parlamentar disse que aposta em agilizar a tramitação do texto já que a oposição pode ficar à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto aguarda análise na CCJ, após ter sido aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara no final de novembro do ano passado. Pouco depois, o Congresso Nacional entrou de recesso.

No ano passado, a CCJ estava sob o comando do deputado Rui Falcão (PT-SP). Com base em um acordo entre partidos firmado no início do ano passado, a oposição espera agora assumir a CCJ. Por isso, Bibo Nunes acredita que o projeto pode ser agilizado.

Ele também considera que a morte de um policial militar em Belo Horizonte por um suspeito que não teria voltado à prisão após a saidinha de Natal fez o assunto voltar à tona e ganhar força entre os parlamentares. Por isso, há um momento mais propício à aprovação do texto, avalia.

O atual relator do projeto é o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Ele ainda não apresentou um parecer. A base governista deve esperar o retorno às atividades para discutir o tema.

O texto de Bibo Nunes foi apresentado em março do ano passado e propõe acabar com as saídas temporárias, alterando assim a Lei de Execução Penal. Vai na mesma linha que o projeto anterior aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022, agora em análise no Senado.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui