A Câmara dos Deputados criou, nesta terça-feira, 20, uma comissão externa para acompanhar as investigações do desastre aéreo com o avião da Voepass em Vinhedo, no interior paulista. A iniciativa consta no Diário Oficial da União.
O acidente aconteceu em 9 de agosto e resultou na morte de 62 pessoas
A investigação é conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a comissão será composta de 37 parlamentares e coordenada pelo deputado Bruno Ganem (Pode-SP).
Uma análise de satélite mostrou que a aeronave voou entre oito e dez minutos em uma área de formação de gelo severo. O manual da fabricante classifica essa condição climática como “emergência”.
Avião da Voepass estava com problemas operacionais
Desde março, o avião tinha problemas operacionais. O programa Fantástico, da TV Globo, revelou que a aeronave passou por manutenção em virtude de problemas com ar-condicionado, sistema hidráulico e contato anormal com a pista.
Na semana passada, depois de um pouso forçado de outro avião da Voepass em Minas Gerais, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que irá redobrar a atenção sobre a empresa.