segunda-feira, julho 8, 2024
InícioGeralCâmara aprova estado de calamidade no Rio Grande do Sul

Câmara aprova estado de calamidade no Rio Grande do Sul

Em uma decisão unânime, a Câmara dos Deputados aprovou na última segunda-feira, 6, um projeto que declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até o final de 2024. A medida libera recursos federais para auxiliar na recuperação do Estado depois dos temporais que atingiram mais de 364 cidades.

O projeto agora segue para o Senado. Se aprovado, irá facilitar a assistência às vítimas e a reconstrução das áreas afetadas, sem impactar as metas fiscais nacionais. Os recursos da União ao Estado estão estimados em cerca de R$ 5 bilhões e são provenientes de fundos de Itaipu e Petrobras.

O PDL 236/24, derivado de mensagem do Poder Executivo, e relatado pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), será enviado ao Senado. O parlamentar ressaltou a importância da união de esforços diante da crítica enfrentada pelo Rio Grande do Sul.

Vítimas das enchentes

O município de Lajeado foi tomado pela água | Foto: Reprodução/Twitter/X
Lajeado foi um dos municípios tomados pela água no RS | Foto: Reprodução/Twitter/X

De acordo com a Defesa Civil, os temporais no RS deixaram 85 mortos, 111 desaparecidos e aproximadamente 150 mil desalojados, dos quais 20 mil estão abrigados em locais de acolhimento e o restante acolhido por amigos ou familiares. Os temporais afetaram 364 municípios. 

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui