A sétima onda de calor sobre o Brasil em 2024 segue trazendo números altos para termômetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima temperaturas máximas acima dos 35ºC para ao menos 11 capitais nesta quinta-feira (26), segundo o G1.
Ainda de acordo com o Inmet, o calorão é mais crítico nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. “Essa onda de calor vai até sexta [27]”, disse o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1. “Mas em algumas partes do país, como no Centro-Oeste, o calor pode durar mais.”
Capitais onde as temperaturas máximas passam dos 35ºC, segundo o Inmet
- Boa Vista (RR): 37ºC;
- Campo Grande (MS): 36ºC;
- Cuiabá (MT): 43ºC;
- Goiânia (GO): 39ºC;
- Manaus (AM): 38ºC;
- Palmas (TO): 40ºC;
- Porto Velho (RO): 39ºC;
- Rio Branco (AC): 38ºC;
- Rio de Janeiro (RJ): 38ºC;
- São Paulo (SP): 36ºC;
- Teresina (PI): 37ºC.
Esta semana também tem sido marcada por quebras de recordes de calor em cidades. Foi o que aconteceu em São Paulo (SP), por exemplo, na quarta-feira (25). Na parte da tarde, a metrópole registrou 35,8ºC. E pode superar a marca nesta quinta.
- Aliás, Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) podem quebrar seus recordes entre esta quinta e sexta-feira (27).
A boa notícia: há uma frente fria a caminho. Mas…
Sim, você leu certo. Vem aí uma frente fria, que se formou na região Sul e vai avançar pelo país no fim de semana. A previsão é que ela amenize o calor e traga até um pouco de chuva – pelo menos, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste (no Sul, temporais já começaram causar estragos).

O encontro entre a massa de ar quente “estacionada” na área central do país e a frente fria deve formar nuvens carregadas e causar tempestades em algumas regiões – inclusive, há alertas para a faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Mato Grosso do Sul.
Agora, a má notícia: o alívio vai durar pouco. Meteorologistas consultados pelo G1 disseram que a previsão espera que o calorão já volte na semana que vem. Vem aí uma oitava onda de calor, então?