quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioCiência e tecnologiaCalor vem com força antes de frente fria; saiba motivo

Calor vem com força antes de frente fria; saiba motivo

Nos próximos dias, pouco antes de a frente fria aliviar o clima quente, o Brasil vai passar por onda de calor extremo. Para piorar, o fenômeno chamado efeito pré-frontal deve agravar mais ainda as temperaturas em São Paulo (SP), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Como o Olhar Digital trouxe nesta quinta-feira (12), várias cidades brasileiras poderão ter novos recordes de calor e temperaturas altas dada a combinação de massa de ar quente e frente fria que se aproxima.

Conforme o Climatempo, as coisas podem só piorar por conta das queimadas na Amazônia e no Cerrado, ao menos no caso das cidades de Goiânia e Manaus, que podem atingir 39 °C.

Efeito pré-frontal pode piorar o calor

  • O efeito pré-frontal é um fenômeno climático que vem antes da frente fria;
  • Conforme o ar frio, mais denso, avança, ele acaba por comprimir o ar quente já existente na região. Isso provoca um aumento extra da temperatura;
  • Portanto, antes de chegar o alívio do calor, ele deve se intensificar e elevar as máximas acima do normal, explica o Climatempo;
  • Diversas regiões poderão sentir o efeito do fenômeno e costuma ser comum em certas áreas que sofrem com temperaturas altas.
Focos de incêndio espalhados por Amazônia e Cerrado às 8h desta quinta-feira (12) (Imagem: Windy/Copernicus/Programa Espacial da União Europeia)

Como as capitais brasileiras serão impactadas pelo fenômeno

São Paulo (SP)

São Paulo já vem passando por altas temperaturas e, no sábado (14), pode chegar a 35 °C, batendo o recorde de 34,7 °C. O Climatempo também aponta que o ar seco predominante e a ausência de frentes frias mantém o calor elevado.

Esse efeito pré-frontal fará com que tais condições sejam ainda mais potencializados, com previsão de a massa de ar quente permanecer até que a frente fria apareça.

Só então as temperaturas cairão. Isso deve acontecer a partir do domingo, quando se espera mínima de 17 °C e máxima de 22 °C e garoa.

Goiânia (GO)

Em Goiânia, os moradores já se acostumaram às altas temperaturas. Contudo, a situação deve piorar. No domingo (15), a cidade pode atingir 39 °C, batendo o recorde de 38,9 °C.

Com a baixa umidade do ar (típico nesta época do ano) e o Sol forte pioram a sensação térmica, podendo deixar o calor simplesmente insuportável.

Brasília (DF)

Nossa capital também pode bater recordes de calor. Espera-se que a cidade atinja 34 °C – o recorde anterior é de 32,8 °C. Sem contar as queimadas, que só agravam a sensação abafada e respiração ruim por conta da fumaça. Dessa forma, a qualidade do ar fica prejudicada e piora a sensação de desconforto.

Manaus (AM)

Por fim, a capital do Estado do Amazonas, que já costuma sofrer com calor e alta umidade, deve passar por situação crítica na semana que se avizinha. Isso porque espera-se que, no domingo (15), a temperatura na região chegue aos 39 °C, a mesma registrada em 11 de setembro e atual recorde do município.

Junte isso à umidade característica da região e teremos uma sensação térmica ainda mais pesada. O Climatempo aponta que a sensação de desconforto pode ser acompanhada pelo aumento na demanda de cuidados de saúde, em especial, para prevenir a desidratação e problemas respiratórios.

Sol laranja
Embora seja lindo para os olhos, o Sol alaranjado no céu é péssimo para a saúde (Imagem: Marco Aurélio Esparz/Wikimedia Commons)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui