quinta-feira, maio 8, 2025
InícioGeralCalor toma conta da maior parte do Brasil nesta quinta-feira, 8

Calor toma conta da maior parte do Brasil nesta quinta-feira, 8

Esta quinta-feira, 8, será marcada por calor em grande parte do Brasil, típico de um veranico fora de época, com termômetros que ultrapassam os 30°C em pelo menos 17 Estados. A exceção é o Sul do país, onde a atuação de uma frente fria trará chuvas volumosas e risco de tempestades severas, especialmente no Rio Grande do Sul.

A Região Centro-Oeste registrará alguns dos maiores valores de temperatura nesta quinta-feira. Em Cuiabá, a máxima deve atingir os 34°C; em Campo Grande, 31°C. Essa condição de calor seco, favorecida por uma massa de ar quente e estável, contribui também para baixos índices de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo dos 30%.

No Sudeste, o tempo segue firme e ensolarado em praticamente todo o interior de São Paulo e Minas Gerais. As máximas devem oscilar entre 30°C e 34°C em cidades como Ribeirão Preto, Uberaba e o Triângulo Mineiro, de acordo com o site Meteored.

Já nas capitais Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, as temperaturas ficam em torno dos 27°C a 30°C, com variação térmica expressiva entre o começo da manhã e o meio da tarde. A amplitude térmica se acentua nessas regiões por causa do ar seco e da pouca nebulosidade.

No Nordeste, o calor predomina nas áreas do interior, como no sertão de Pernambuco e na Paraíba, onde as máximas podem chegar a 36°C. Entretanto, no litoral, especialmente entre Salvador e Aracaju, há previsão de pancadas de chuva. A capital baiana segue sob alerta de possíveis alagamentos, com acumulados previstos para a faixa litorânea.

Já o Norte do país permanece sob regime de instabilidade. Cidades como Manaus, Santarém, Belém e Boa Vista devem ter pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com períodos de sol forte. As temperaturas seguem altas, com máximas acima dos 30°C em quase todos os Estados da região, como Acre, Rondônia e Amazonas.

Calor no Brasil, frio no Sul

O destaque da quinta-feira, no entanto, é a Região Sul. A formação e o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul colocam o Estado sob alerta para chuvas intensas e tempestades severas, especialmente no oeste, na Campanha e em parte do centro gaúcho.

Há risco de rajadas de vento fortes, queda de granizo e descargas elétricas. Porto Alegre, Uruguaiana, São Borja e Alegrete estão entre os municípios mais vulneráveis aos efeitos do sistema. Acumulados podem chegar a 200 mm até o fim do dia em algumas localidades.

Previsão de chuva para a tarde da quinta-feira, 8 de maio | Imagem: Meteored/Divulgação

O sistema frontal também contribui para o aumento da temperatura em parte do Sul e do Centro-Oeste, por causa do chamado efeito pré-frontal — quando ventos de norte transportam o ar quente em direção ao centro-sul do país. Essa condição reforça a sensação de abafamento em Estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo.

Apesar do predomínio do calor e tempo seco, as variações bruscas de temperatura entre manhã e tarde — que podem passar de 15°C em algumas cidades — aumentam o desconforto térmico e exigem atenção com a saúde, principalmente de idosos e crianças. A combinação de altas temperaturas com baixa umidade caracteriza o veranico que afeta o país nesta primeira metade de maio.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui